Um grupo de moradores do Bairro Liberdade, em São Domingos do Araguaia, está insatisfeito com a concessionária de distribuição de energia elétrica Equatorial. E não é pra menos. Eles alegam que desde a noite da última terça-feira (16) estão sem poder usar a eletricidade, o que fez alguns desses moradores se reunirem, na manhã desta quinta (18), na frente do prédio da empresa para reivindicar uma solução para o problema.
Durante a manifestação, a reportagem conversou com uma moradora do bairro que relatou como tem sido difícil esses dias. “Tá impossível dormir com essa falta de energia, com o calor que faz e as ‘muriçocas’, sem contar com as perdas de bens que os moradores estão tendo, como queima de eletrodomésticos”, disse Vislane da Silva.
Nas ruas do bairro, o Correio de Carajás conversou com outros moradores que relataram o mesmo problema. A comerciante Fátima Batista da Silva sofre prejuízos com mercadorias que estão estragando. “Duas caixas de frango e 130 unidades de sorvetes foram jogadas fora porque não tínhamos onde conservar. Não deu pra aproveitar nada. Os refrigerantes estão quentes, as cervejas estragaram e os prejuízos quero saber quem vai arcar”, reclamou.
Leia mais:Ela afirma que já ligou diversas vezes para a empresa e que há três meses a oscilação de energia tem sido constante, ao ponto de eletrodomésticos não funcionarem. “A gente fica entre uma coisa e outra. Se ligar o freezer, a geladeira ou a TV não funcionam. O transformador que tem no poste parou faz três meses e o que fizeram foi uma gambiarra, até que o problema se agravou de vez”.
O único representante da empresa de distribuição de energia localizado pela reportagem no município não quis conversar. Aos manifestantes ele disse que até esta tarde o problema seria solucionado. Procurada, a assessoria de imprensa da Equatorial enviou a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Equatorial Pará informa que o fornecimento de energia elétrica para os clientes do Bairro Liberdade, em São Domingos do Araguaia, foi restabelecido às 14 horas desta quinta-feira, 18. A interrupção foi ocasionada por uma sobrecarga existente na rede elétrica, causando a queima do transformador que atende o bairro.
Sobre danos materiais, a Equatorial informa que os casos de ressarcimento devem ser registrados na agência de atendimentos ou no site equatorialenergia.com.br. Esclarece ainda que o procedimento está previsto na Resolução nº 1.000/2021 da ANEEL, cabendo às Distribuidoras de energia a avaliação de cada situação para a constatação do vínculo entre o evento causador e o dano questionado.
A Distribuidora orienta a população que, em casos de falta de energia, registrem uma ocorrência nos canais de atendimento: 0800 091 0196, pelo aplicativo Equatorial Energia, ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.
(Luiz Carlos Silva – Freelancer)