📅 Publicado em 19/10/2025 11h24✏️ Atualizado em 19/10/2025 11h28
A 45ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá entrou para a história como “o maior de todos os tempos”, nas palavras do bispo diocesano, dom Vital Corbellini. A avaliação foi compartilhada pelo padre Denir Robson, pároco do Santuário, que celebrou o retorno da imagem peregrina para casa após uma procissão que reuniu uma multidão de fiéis.
O evento deste ano, que teve como tema “Maria, Sinal de Esperança”, demonstrou não apenas a força da devoção marabaense, mas também sua crescente relevância para além das fronteiras do Pará.
“Sem dúvida, o maior Círio de todos os tempos”, declarou dom Vital, visivelmente emocionado com a grandiosidade da manifestação de fé. A percepção foi confirmada pelo padre Denir, que, embora aguardasse os números oficiais, não hesitou em afirmar que o público foi “maior que o do ano passado, sem dúvida”. O pároco do Santuário destacou a expansão do evento: “O Círio já saiu das nossas fronteiras do estado do Pará. Tem gente do Tocantins, do Maranhão, gente de outras regiões do Brasil e aqui das cidades vizinhas. Marabá acolhe toda a população, e isso deixa a gente com o coração muito feliz”, celebrou.
Leia mais:
Para o bispo dom Vital, a grandiosidade do Círio vai além dos números. Ele ressalta a experiência de fé que move os romeiros ao longo dos sete quilômetros de percurso. “Uma coisa inexplicável, o Círio se vive”, afirmou, uma frase que ecoa o sentimento de muitos devotos.
Ele lembrou o extenso trabalho de preparação que envolveu diretorias, guardas, servos e a imprensa. “Trabalhamos muito e agora estamos colhendo o resultado. Deus seja louvado pelo grande Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Marabá”, agradeceu.
O retorno da imagem ao Santuário na Folha 16 foi o ápice da celebração. “Para nós, agora, é um motivo de muita alegria. Nossa Senhora saiu todos esses dias em peregrinação, evangelizando, e agora ela retorna, hoje, chegando na sua casa”, explicou padre Denir.

Ele ressaltou que a peregrinação é um percurso bonito que fecha com a linda festa do Círio. Ao final, dom Vital deixou uma mensagem aos milhares de fiéis: “Deus seja louvado, continue firme. Ame Nossa Senhora, ame Jesus. Saia daqui feliz, contente, por amar a Igreja, amar Cristo, amar a Mãe do Filho de Deus.”
As falas do bispo e do padre foram exclusivas às equipe do Correio de Carajás, que está nos arredores do Santuário, enquanto a Berlinda já se aproximava do local. (Com informações de Kauã Fhillipe)