A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, na noite desta segunda-feira (31), que Brasil e Bolívia vão se enfrentar no Mangueirão, em Belém, na primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida está marcada para o dia 8 de setembro, às 21 horas (de Brasília). De acordo com a CBF, a Seleção Brasileira voltará a jogar na capital paraense depois de quase 12 anos. A última vez ocorreu em setembro de 2011, quando o Brasil derrotou a Argentina, por 2 a 0, em duelo válido pelo Superclássico das Américas.
Seleção no Pará II
Reformado, o Mangueirão tem capacidade máxima de 50 mil pessoas. A aprovação passou por delegados da Conmebol, que inspecionaram todas as estruturas do estádio. Na opinião de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, a escolha faz parte da decisão de “desgastar menos” a equipe.
Leia mais:Incra de volta
Após 90 dias com internet “cortada”, a Superintendência do Incra em Marabá finalmente teve o seu suporte de dados retomado na última semana e, portanto, a volta da operação dos seus sistemas. Nesse período todo os funcionários estavam liberados para home office. O problema foi alvo de ampla reportagem aqui no Correio, que ajudou a colocar pressão no Incra nacional. O órgão havia deixado caducar o contrato de fornecimento de internet das suas superintendências no país, um absurdo que atrasou os processos de Reforma Agrária em meio ano.
Segurança
O governo do Pará entregou R$ 9 milhões em equipamentos para a Polícia Militar do Estado nesta segunda-feira (31/7). São investimentos estratégicos que qualificarão, ainda mais, a segurança pública. A cerimônia foi presidida pelo governador Helder Barbalho, junto com a vice-governadora, Hana Ghassan, no Centro de Aperfeiçoamento e Formação de Praças “Coronel Moreira” (Cfap), em Belém.
Segurança II
Na cerimônia, foram entregues equipamentos essenciais para as forças de segurança a fim de garantir melhores condições de trabalho para quem atua administrativamente, e também para os agentes que exercem o serviço operacional para que, dessa forma, o servidor tenha melhores ferramentas e a população paraense receba o melhor atendimento.
Sul do Pará
Um empresário do ramo de bares foi assassinado a golpes de facão pela própria funcionária, durante o último sábado (29/7), no município de Bannach. Segundo testemunhas, a principal suspeita do crime é uma funcionária do estabelecimento. Após o homicídio, ela conseguiu fugir do local e, até esta segunda-feira (31), não havia sido localizada pela polícia. A Polícia Civil informou em nota que está conduzindo uma investigação minuciosa para esclarecer todos os detalhes do caso e localizar a suspeita, que continua foragida. A motivação do crime ainda não foi totalmente esclarecida pela polícia. O caso é investigado pela delegacia de Bannach.
BR-422
Integrantes da Comissão pró-asfalto da BR-422 eram vistos comemorando nas redes sociais que no último dia 29 começou finalmente o asfaltamento daquela rodovia que liga Tucuruí a Novo Repartimento. São 61 km de chão e que sempre foram um desafio para a população. Roberto Barbosa, presidente da comissão diz que o resultado é da luta e da união dos populares que foram atrás do projeto da obra, dos recursos, licitação e das licenças. Mas não deixou de lembrar que a bancada federal do Pará destinou 45 milhões de emendas para isso em 2021.
OVNIS
A Geography Brazil divulgou uma pesquisa que informa que o Pará é o estado brasileiro com maior registro de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), entre o período de 1954 e 2005, possivelmente devido às aparições na cidade de Colares, nordeste do estado, em 1977 e 1978. A pesquisa informa que o Pará registra 177 avistamentos. O número de avistamentos no Brasil é de 710, sendo o Distrito Federal em segundo lugar com 108 avistamentos. Além dos números do mapa, a Força Aérea também registrou 36 ocorrências sem especificação do local.
OVNIS II
O diretor da Nasa, Bill Nelson, disse no último dia 27, durante uma visita oficial à Argentina, que um comitê de cientistas está preparando um relatório “sobre as suspeitas sobre alienígenas”. O relatório estará pronto em agosto. As declarações foram feitas em resposta a um repórter, que questionou a fala de David Grusch, ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos EUA, que disse que os Estados Unidos mantêm ovnis (objetos voadores não identificados) e que material “não-humano” já foi recolhido.
Agosto e a chuva
O mês de agosto dever registrar volume de chuva “próximo ou ligeiramente abaixo” da média histórica nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na Região Sul, o volume fica próximo ou acima da média no leste do estado e abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).