Com a chegada do verão e o aumento considerável no fluxo de banhistas na Praia do Tucunaré (em Marabá) e em outros balneários da região (como Palestina do Pará e Conceição do Araguaia), aumentam os riscos de afogamentos e outros acidentes. Com isso, o Corpo de Bombeiros vai reforçar a segurança nessas localidades, haja vista inclusive que, em Marabá, já houve acidente fatal com duas vítimas fatais, envolvendo uma moto aquática.
De acordo com o tenente-coronel Felipe Galúcio, do Corpo de Bombeiros, em Marabá, além do apoio dos brigadistas locais, serão disponibilizados mais oito guardas-vidas para aumentar a segurança na Praia do Tucunaré. Mas o oficial observa que a população precisa colaborar.
Galúcio alerta para o fato de que a diversão no veraneio costuma acontecer junto com o consumo de bebida alcoólica. Além disso, crianças vão para embarcações sem colete salva-vidas, o que é um perigo.
Leia mais:Foi o que ocorreu no dia, quando um adulto e três crianças (todos sem coletes) caíram de uma moto aquática e o passeio terminou em tragédia com duas mortes. O adulto Marcos Aurélio de Souza, o “Choquito”, morreu, assim como o pequeno Lucas Gabriel Ribeiro Alves, de apenas 6 anos, cujo corpo nunca foi encontrado.
Cuidados
Ele orienta que quem for entrar em uma embarcação, como no caso dos barcos e rabetas que fazem a travessia da orla para a Praia do Tucunaré, deve exigir quantitativo suficiente de coletes na embarcação. Da mesma forma, o colete também precisa ser item obrigatório nas motos aquáticas e lanchas.
Sobre os cuidados na área de banho da Praia do Tucunaré, o coronel explicou que o Corpo de Bombeiros faz sempre uma delimitação de faixa útil de segurança para banho, que deve ser respeitada pelo banhista.
“O bombeiro, na verdade, não tem a prerrogativa de impedir que pessoas nadem em locais fora de sua área de delimitação… aqueles que não vão atender a delimitação, que tenham prudência e saibam que estarão um pouco distantes do atendimento do Corpo de Bombeiros”, adverte. (Chagas Filho)