Correio de Carajás

Segup monta esquema de segurança para RExPA

FOTO: ELIELSON MODESTO / ASCOM SEGUP
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos torcedores do Remo e Paysandu, que jogam pelo Campeonato Paraense de Futebol (Parazão) no próximo domingo (17), foi estabelecido um esquema de ações em reunião nesta quarta-feira (13). As estratégias foram definidas entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), órgãos da segurança estadual, municipal e Ministério Público do Estado (MPE).

O objetivo é prevenir tumulto entre torcidas, no acesso ao estádio e coibir crimes. Serão mais de 800 agentes atuando a partir das 7h da manhã de domingo, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém, como avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, BR-316, e os bairros de São Brás, Cidade Nova, Paar e Benguí.

Para esse jogo, o acesso ao estacionamento interno pelo anel viário do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão será limitado aos motoristas que já possuírem ticket do espaço. A intenção é evitar tráfego de veículos na área onde se acumulam muitos pedestres.

Leia mais:

“A grande novidade para esse RExPA é que será feita uma triagem e somente poderão acessar o estacionamento interno do estádio os veículos que já possuírem o ticket, que está sendo vendidos previamente nos clubes. Isso porque muitas vezes os veículos passam pelo anel viário, não conseguem ingresso e precisam voltar, causando um grande transtorno por conta da aglomeração de torcedores nesse local. Por isso, tanto os tickets de estacionamento quanto os ingressos para o jogo só estarão disponíveis para a venda oficial nos clubes, previamente, e não no dia da partida”, explicou o secretário adjunto de operações da Segup, Luciano de Oliveira.

Durante a reunião também ficou estabelecido que, além das delegações, as torcidas organizadas serão escoltadas até o Mangueirão para evitar conflito entre os grupos. Os vendedores ambulantes terão espaço delimitado pela Secretaria de Economia do Município (Secon) e pela Ordem Pública Municipal, para não prejudicar o fluxo de carros e pessoas.

Para o promotor do MPE, Domingo Sávio Campos, o trabalho integrado é muito importante para o sucesso do evento. “O Ministério Público sempre estará presente para apoiar tudo que o estatuto do torcedor prescreve para grandes eventos esportivos, como é o caso deste. E saio daqui muito esperançoso e entusiasmado pelo que eu ouvi do novo secretário adjunto de operações, pela proposta que foi colocada. Vamos trabalhar juntos para que o torcedor paraense tenha tranquilidade”, avaliou.

Atendimento pré-hospitalar –Três ambulâncias do SAMU, sendo uma UTI móvel e duas básicas, estarão de prontidão nas Unidades Básicas de Saúde da Marambaia e Dr. Freitas para qualquer acionamento de urgência e emergência. Nas imediações do estádio, duas unidades de regate do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) darão o apoio, além de 90 agentes.

Aparato – A Polícia Militar irá contar com mais de 650 homens distribuídos nas áreas internas e externas do Mangueirão, percurso e pontos de saturação na RMB para assegurar a ordem e evitar roubos e outros delitos. Ao todo, 24 viaturas, 25 conjuntos da cavalaria e 15 motocicletas estarão empregadas para o RExPA.

A Polícia Civil terá reforço no contingente policial da Seccional da Marambaia e vai instalar uma delegacia móvel dentro do estádio para rápido atendimento em caso de ocorrências. A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) também estará presente para coibir poluição sonora. No total, 20 policiais e quatro viaturas farão parte da operação.

Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estarão mobilizados na área interna de acesso ao Mangueirão para realizar o controle de fluxo de veículos, fiscalização de sons automotivos e testes de etilômetro (bafômetro).

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) fará o controle do trânsito nas avenidas Augusto Montenegro e Centenário, vias de acesso à partida. Os agentes farão a programação semafórica, a chamada “Onda Verde”, das 18h às 20h, para a rápida evacuação dos veículos após o final do jogo. A Guarda Municipal de Belém (GMB) também dará apoio nas ações de segurança com 35 agentes em 13 viaturas, sendo cinco quatro rodas e oito duas rodas.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) estará de prontidão para atuar em caso de necessidade, com um helicóptero e quatro militares. O percurso e áreas de concentração de público, como paradas de ônibus, estarão sob monitoramento das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop). (Agência Pará)

Mais

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal começam neste domingo (9) as semifinais do Parazão Banpará 2021. Pelo andar da carruagem, deve…
Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…
Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Os times de Águia de Marabá e Itupiranga não conseguiram avançar para a semifinal do Campeonato Paraense de Futebol e…