Correio de Carajás

Segundo pórtico é destruído 24 horas após o 1° na ponte do Itacaiunas

O pórtico instalado há um dia foi novamente danificado por caminhoneiros Foto: Divulgação/DNIT
Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 27/11/2025 11h55

Pouco mais de 24 horas após a instalação do segundo pórtico na ponte nova sobre o Rio Itacaiunas, que dá acesso ao Núcleo Cidade Nova, a estrutura voltou a ser danificada por um caminhão na noite desta quarta-feira (26), em Marabá. A sinalização colocada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para limitar a passagem de veículos pesados enquanto a ponte passa por inspeções já havia sido destruída na terça-feira (25), em situação semelhante.

A reincidência tem causado transtornos e preocupação. Segundo o setor de comunicação do DNIT, mesmo com placas, cones, faixas e orientações reforçadas nos últimos dias, muitos motoristas seguem ignorando a sinalização e fazem a travessia pelo lado direito da ponte, destinado exclusivamente a carros pequenos, enquanto veículos pesados deveriam utilizar o lado esquerdo, que corresponde à ponte antiga.

De acordo com Glícia Favacho, do setor de comunicação do órgão, um novo pórtico deve ser instalado até esta sexta-feira (28), mas isso depende da colaboração dos motoristas. Ela reforça que o descumprimento pode levar ao bloqueio total da ponte nova. “Venho aqui mais uma vez reforçar que a ponte nova, do lado direito, está sendo exclusivamente para veículos leves, veículos pequenos. Mesmo com toda sinalização implantada pelo DNIT, mais uma vez foi danificada essa estrutura”, diz.

Leia mais:

Glícia relembra que a sinalização está espalhada muito antes da entrada da ponte, ainda assim não tem sido respeitada, e que, caso a situação persista, pode acarretar o bloqueio total da via. Ela afirma que o reparo é imediato e que, por isso, a via deve ser totalmente interditada em breve. “A gente vai precisar bloquear para poder fazer algumas melhorias”, explica.

Ela também destacou que equipes do DNIT realizaram ações educativas na última segunda e na terça-feira, distribuindo material informativo e orientando caminhoneiros sobre o uso correto das pontes. “Estamos vendo que se por acaso continuar isso, vai ser necessário o bloqueio da via. Se isso ocorrer, vai ser difícil o tráfico, principalmente no horário de pico”, encerra.

DO BLOQUEIO

Interditada para veículos de grande porte há oito dias, a ponte nova, que liga os Núcleos Velha Marabá e Nova à Cidade Nova, passa por inspeções e avaliações de estrutura feitas por profissionais de Brasília.

As análises tiveram início após uma matéria divulgada por este CORREIO em 2017, quando foram identificadas, por meio de registros, rachaduras e modificações (tipo afundamento) na estrutura da movimentada via da cidade. Depois da publicação, o caso passou a ser acompanhado de perto pelo DNIT e por especialistas da área.

O comunicado inicial indicou que a ponte nova seria usada exclusivamente por veículos leves, enquanto uma adaptação, com trânsito em movimento de vai e vem, foi implementada na ponte velha até que fossem colhidos os materiais necessários para a finalização das análises, previstas para durar 15 dias, com possibilidade de extensão.