Uma carreta transportando 35 metros cúbicos de estacas foi retida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sábado (17), e entregue à unidade fazendária de controle de mercadoria, em trânsito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em razão da ausência de documentação ambiental e fiscal.
A apreensão ocorreu na região do Itinga, na BR-010, município de Dom Eliseu, nordeste paraense, fronteira do Pará com o Maranhão, quando o veículo estava saindo do Pará. O valor da mercadoria é de R$ 104.212,50.
A Sefa informa que o veículo seguia de Barcarena, com destino a Paraíso do Tocantins em Tocantins. “A Sefa fez a verificação da parte tributária relacionada a carga. Foi constatado que a madeira estava sem nenhuma documentação fiscal e ambiental. A madeira foi cubada para definição da quantidade e foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 35.640,68”, informou o coordenador da unidade do Itinga, Gustavo Bozola.
Leia mais:A carga de estacas foi entregue à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) em Dom Eliseu para a verificação da questão ambiental. O coordenador do Itinga destacou a atuação em parceira com outros órgãos: “as parceiras são fundamentais para o aumento do controle de mercadorias em trânsito, para evitar o não recolhimento de imposto e garantir a arrecadação para o Estado”, disse.
(Agência Pará)