Correio de Carajás

Seduc inicia coleta de dados da primeira etapa do Censo Escolar 2023

Estado realizará treinamento para orientar técnicos e gestores educacionais sobre o preenchimento do questionário

Foto: Ascom Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar, iniciou a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023, que tem como finalidade produzir indicadores educacionais sobre a qualidade da educação dos sistemas de ensino no país. As ações iniciaram na última quarta-feira (31) e encerrarão no dia 31 de julho deste ano.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. De acordo com Evandro Paiva, coordenador do Censo Escolar da Seduc, o levantamento é de extrema importância para a preparação de bons planejamentos de projetos educacionais.

“Em todo projeto educacional, não há gestão sem planejamento e não há planejamento sem dados. Por isso a importância do Censo Escolar como uma pesquisa, que coleta as informações das escolas e produzem indicadores necessários para um bom planejamento, para que no final de um projeto educacional se evidencie os avanços observados a partir de todas as ações definidas pela Secretaria de Educação”, afirmou ele.

Leia mais:

A coleta de dados das escolas é dividida em duas etapas e têm caráter declaratório. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Com a finalidade de orientar aos técnicos e gestores das unidades escolares da rede pública quanto ao correto preenchimento da declaração do Censo, a coordenação estadual do Censo Escolar realizará formações presenciais durante os meses de junho e julho em todo o território paraense. “O objetivo das formações é aprimorar a qualidade dos dados declarados no Censo pelas escolas, a fim de expressar de forma fidedigna a realidade educacional do Pará”, ressaltou Evandro.

É com base nas informações declaradas no Censo Escolar que o Ministério da Educação – MEC repassa, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, às Unidades Federativas os recursos financeiros para subsidiar as ações e políticas educacionais como pagamento de professores, merenda, transporte escolar e outros.

Censo Escolar

É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

(Agência Pará)