No próximo domingo, 16, o Círio de Nazaré irá preencher algumas ruas marabaenses com fé, esperança e amor. A romaria inicia na Marabá Pioneira, na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e encerra na Folha 16, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Enquanto o grande dia não chega, a imagem peregrina segue visitando órgãos públicos, entidades, instituições e empresas privadas.
Na tarde de terça-feira, 11, foi a vez do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará (Folha 30, Nova Marabá) receber a presença ilustre da santa passeadeira (como é carinhosamente chamada pelos devotos). O momento solene contou com a presença de representantes de diversos órgãos estaduais.
Como já é de costume, Nazinha (outro apelido da santa) chegou ao local acompanhada de membros da diretoria do Círio, um de seus guardas e de um sacerdote, que neste dia foi o padre Pedro, pároco na Paróquia Sagrada Família (Bairro Liberdade).
Leia mais:Na recepção da peregrina, pétalas de flores amarelas foram jogadas sobre ela. A trilha musical ficou por conta da banda da Polícia Militar, que homenageou a Virgem de Nazaré com composições tradicionais do Círio.
Adenilson Freitas Godinho, coordenador da área de educação, representou na ocasião, João Chamon Neto, secretário Regional de governo que estava em viagem oficial à capital do Estado. “Gostaríamos de agradecer em nome do nosso secretário, a presença de todos os representantes dos órgãos da governança do Estado do Pará, com agradecimento especial à Igreja Católica”, salienta.
Para Lady Anne Sousa, diretora de evangelização do 42º Círio, este é um momento especial: “Sabemos o quanto é importante essa visita às instituições e também é um agradecimento nosso, da diretoria, por esse olhar tão carinhoso que elas têm pela festa da fé”.
Ela reafirma que este também é um momento de promover espiritualidade aos presentes, principalmente renovando a fé, esperança e a caridade. Desejando que eles se tornem também próximos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Até o momento foram visitadas mais de 20 instituições, bem como os abrigos dos idosos e das crianças. Os presídios, feminino e masculino, também receberam a visita da peregrina. As últimas visitações irão acontecer na sexta-feira, 14.
Entre os representantes dos órgãos governamentais, Marcelo Salame, gerente regional da Polícia Cientifica, compartilhou o que sentiu: “É uma emoção muito grande, até porque nós viemos de um momento muito difícil, de muitas perdas. Esse momento de fé, confraternização e oração é muito importante para retomarmos nossa vida normal”.
Após dois anos de restrições da pandemia de covid-19, a tão amada caminhada dos fiéis retoma com força total em 2022. Acontecimento que enche de alegria e emoção o coração dos devotos da virgem.
José Erickson Ferreira Rodrigues, coordenador da Defensoria Pública do Pará em Marabá, falou para a Reportagem do CORREIO sobre o sentimento vivenciado na tarde de terça: “Nosso pai e nossa mãe, Nossa Senhora de Nazaré, que é nossa intercessora, muito tem nos dado. É um momento em que a gente pode desejar a renovação para nós, nossos familiares, pedindo por aqueles que não estão aqui. É um sentimento de gratidão e felicidade estar presente”.
Entre os órgãos que prestigiaram a visita, estiveram presentes representantes do Centro de Perícias Renato Chaves, Carajás Centro de Convenções, Estação Cidadania, Hospital Regional, Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Militar, Secretária da Fazenda, Secretaria de Saúde, Unidade Regional de Ensino, Defensoria Pública e Cosanpa.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira, 13, a imagem peregrina sai da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Novo Horizonte), para a Comunidade São João Batista, na Laranjeiras.
No sábado, 15, acontece a romaria rodoviária, saindo da Paróquia São Francisco de Assis, núcleo Cidade Nova, para o Santuário na Folha 16. De lá, às 16h, acontece a transladação para o Porto das Mangueiras, de onde a santa segue em romaria fluvial para a Velha Marabá.
Às 19h30, na Catedral, será realizada a missa de apresentação do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré.
No domingo, 16, dia do Círio, a programação inicia às 6h, com uma missa, também na catedral. A romaria segue e finaliza na Folha 16, no Santuário. (Luciana Araújo)