Correio de Carajás

Secult discute fomento para o carnaval de Parauapebas

Carnavalescos e agentes culturais discutem fomento ao carnaval da cidade

Membros dos blocos carnavalescos, escolas de samba e outros agentes culturais de Parauapebas estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (8) com o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Jhônatas Santos. O encontro teve como objetivo apresentar e discutir o modelo de política de edital voltado ao fortalecimento do carnaval no município.

Durante a reunião, foi exposto o formato do processo de edital que permitirá aos blocos de carnaval e escolas de samba concorrerem a fomento financeiro destinado às agremiações carnavalescas. Ao todo, serão lançados 10 editais, em regime de livre concorrência, exclusivos para entidades devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Cultura, garantindo transparência, equidade e valorização das manifestações culturais locais.

A iniciativa integra a proposta de fortalecimento das políticas públicas culturais e busca ampliar o acesso democrático aos recursos, incentivando a organização, a profissionalização e a sustentabilidade das instituições carnavalescas.

Leia mais:

O encontro também marcou o alinhamento de ações para o CarnaPebas, que neste ano traz como tema: “Um novo tempo para celebrar”. A programação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, atendendo um pedido dos carnavalescos, para que os blocos e escolas de samba tenham mais tempo para organizar fantasias e adereços para os desfiles.

O local escolhido para a realização do carnaval de Parauapebas será nas proximidades do lago do bairro Nova Carajás, reunindo blocos, escolas de samba e a comunidade em geral em uma grande festa popular.

Como forma de ampliar o acesso da população aos dias de folia, a Prefeitura de Parauapebas estuda a viabilidade de ofertar transporte gratuito para os munícipes durante as três noites do evento, garantindo mais inclusão, mobilidade e segurança para os foliões.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) irá divulgar através das redes oficiais da Prefeitura Municipal de Parauapebas as programações oficiais do evento, incluindo os artistas nacionais e regionais que irão se apresentar no CarnaPebas. (Marcelo Duarte – Ascom PMP)