Uma comitiva de representantes de associações e cooperativas do município de Canaã dos Carajás se reuniu com o secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, na última terça-feira, dia 25, no Carajás Centro de Convenções. O grupo veio até Marabá apresentar as demandas necessárias para a melhora do trabalho de artesãos, apicultores, produtores rurais, coletores e do meio esportivo da região.
Durante a conversa, vários pontos foram encaminhados. Na oportunidade, o secretário se comprometeu a levar as solicitações ao conhecimento dos órgãos afins e que atuará junto ao Governador Helder Barbalho de forma que as demandas sejam atendidas na medida do possível.
Leia mais:Ao CORREIO, Chamon rememorou o papel fundamental da secretaria, que é justamente poder fazer a interlocução das questões relacionadas à região e o governo do Estado. “Hoje estamos aqui com os líderes de cooperativas das mais diversas matizes que vieram conversar conosco para que nós possamos fazer a presença do Estado de forma efetiva em conjunto com a Vale, já que lá a área é da empresa e possui um trabalho social muito forte”, afirmou.
A representante da Cooperativa Agroecológica e da Agricultura Familiar de Carajás (COOAFAC), Selma Santos, comemorou a oportunidade dos produtores serem ouvidos pelo secretário. “É um momento que vai ficar marcado no terceiro setor de Canaã dos Carajás porque é um marco receber a atenção do governo estadual para as cooperativas. Não conseguimos mensurar a importância. Assim podemos consolidar o nosso trabalho. Temos certeza que, a partir de agora, as coisas vão mudar muito para nós”, celebrou.
Para que a reunião pudesse ocorrer, o advogado Gerson Matos, da empresa Star Coach, explicou que foi feito um trabalho minucioso para que as cooperativas estivessem dentro da legislação vigente. “Vimos a demanda muito grande, porque essas pessoas não tinham acesso aos órgãos do governo, não sabiam como chegar lá, não tinham uma ponte. São pessoas da agricultura familiar, apicultura, trabalhadores que realmente estão fazendo tudo isso. Compramos essa ideia de ajudar essas cooperativas”, detalhou.
Participaram da reunião cerca de 30 representantes das entidades organizadas, além do advogado Gerson Matos – da empresa Star Coach; de Renata Mendes Veloso – analista de Sustentabilidade da Vale e dos coordenadores da Secretaria Regional, Odilon Vieira e Wesley Oliveira e ainda representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Ideflor Bio, Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB) e Cred Cidadão. (Karine Sued)