Seguem até esta sexta-feira (27), na rede de saúde pública de Parauapebas, as ações referentes à Semana Municipal do Coração, com o tema “Cuide do Seu Coração”, em razão do Dia Mundial do Coração, no próximo dia 29 de Setembro, domingo. A data é destinada ao aumento da orientação e prevenção da população contra doenças cardiovasculares.
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, destacou em entrevista no estúdio do programa Fala Cidade, na TV Correio de Parauapebas, nesta terça-feira (25), que há preocupação em relação aos altos índices de doenças cardiovasculares entre os homens.
“Está puxando mais para o lado masculino e os homens precisam procurar se cuidar, praticar exercícios físicos, ter boa alimentação, isso é fundamental para a saúde. Nós homens, inclusive, temos que procurar dar mais exemplos para os colegas e rever a nossa educação alimentar”, disse, acrescentando que hábitos como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo contribuem com este quadro. “São todos indicadores que prejudicam a saúde e trazem problemas sérios cardiovasculares”, destaca.
Leia mais:Ele lembra que trata-se de um período de conscientização e que a rede pública está pronta para atender à população. “Queremos avisar às pessoas que nem sempre têm cuidado para fazerem exames periódicos e procurarem as unidades básicas de saúde porque lá tem equipe multidisciplinar com enfermeiros, técnicos e médicos para atender”, garante.
Laranjeiras lembra, entretanto, que o cuidado deve ser frequente e não apenas em meio às campanhas de conscientização. “Que as pessoas procurem os postos o ano todo porque estamos sempre tentando prevenir, conscientizar e orientar as pessoas para os cuidados devidos, evitando que se chegue aos problemas cardiovasculares, por exemplo, que trazem o infarto e outras doenças que sem cuidado correto levam ao óbito”, explica.
Na ocasião, o secretário aproveitou para informar que a Prefeitura Municipal está se empenhando em inaugurar a Unidade Básica de Saúde que vai atender aos bairros situados ao longo da VS 10. “O complexo deve atender 33 bairros, uma população bastante elevada. Há muito tempo precisava de uma unidade ali para oferecer todos os atendimentos, com médico, técnico e enfermeiro de prontidão para oferecermos saúde digna e de qualidade”, comentou.
Conforme ele, a intenção é realizar a inauguração até o final do ano. “Já assinamos contrato e começamos a fazer o trabalho todo de organização e acredito que logo mais estaremos inaugurando junto à população que merece saúde digna e de qualidade porque sofre ao longo do tempo para procurar postos em regiões adjacentes, com certa dificuldade”, finalizou. (Luciana Marschall)