A Secretaria Especial da Cultura informou nesta quarta-feira que o secretário adjunto do órgão, José Paulo Soares Martins, foi exonerado.
A secretaria não informou o motivo da exoneração, que deve ser publicada no “Diário Oficial da União”.
José Paulo Soares Martins estava na Cultura desde junho de 2016. Ele assumiu o comando da secretaria após a demissão de Roberto Alvim, na semana passada. Nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro almoçou no Palácio do Planalto com a atriz Regina Duarte, convidada para assumir o posto.
Leia mais:Em discurso para divulgar o prêmio nas redes sociais na semana passada, o então chefe da secretaria, Roberto Alvim, usou frases semelhantes às utilizadas pelo ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, antissemita radical e um dos idealizadores do nazismo. O episódio levou à demissão do secretário.
Comparação dos discursos
Saiba o que disseram Alvim e Goebbels:
Roberto Alvim – “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”
Joseph Goebbels – “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante – ou então não será nada.”
Prêmio Nacional das Artes
Nesta quarta-feira, a Secretaria Especial da Cultura informou que caberá ao próximo titular do órgão decidir sobre o futuro do Prêmio Nacional das Artes.
No discurso que levou à sua demissão, Alvim prometeu patrocinar produções inéditas em diferentes áreas da cultura, como óperas, contos, espetáculos teatrais, pintura e escultura. O valor total do prêmio, segundo afirmou Alvim no discurso, seria de R$ 20,6 milhões.
Em nota divulgada nesta quarta, a secretaria afirmou que o edital com as regras para a entrega do prêmio não foi publicado.
Regina Duarte
Ao desembarcar no aeroporto de Brasília nesta quarta, a atriz Regina Duarte foi questionada sobre o convite do presidente. Ela disse, como fez no início da semana, que ainda está “noivando”.
“Vou continuar conversando. Noivando, noivando”, respondeu. Questionada sobre o que falta para se casar com o governo, a atriz disse: “Aí essa pergunta é complicada”.
Após o encontro, o presidente Bolsonaro publicou, em uma rede social, uma foto em que aparece abraçado com Regina Duarte. Na legenda, escreveu: “O noivado continua…”. Bolsonaro também não indicou se o convite foi aceito oficialmente pela atriz. (Fonte:G1)