Correio de Carajás

Sebrae vai premiar educação transformadora e empreendedora

Em sua 2ª edição, o “Prêmio Educador Transformador” busca professores que inovem ao levar o empreendedorismo para sala de aula

Edição anterior do Prêmio do Sebrae valorizou educadores de várias partes do País Foto: Evangelista Rocha

O que um educador pode fazer para transformar sua sala de aula em um ateliê de empreendedorismo? A resposta dessa pergunta é instigada pelo “Prêmio Educador Transformador”, do Sebrae. Com inscrições abertas até 5 de fevereiro de 2024, o concurso provoca professores da educação básica ao ensino superior a exporem seus projetos voltados para essa temática.

Esta é a segunda edição do prêmio e é através dele que o Sebrae intenciona identificar, reconhecer, valorizar e divulgar práticas realizadas em sala de aula, focadas na educação empreendedora.

Escolas que ainda não trabalham o empreendedorismo em suas atividades podem recorrer à entidade para capacitação sobre o assunto. É o que destaca Nádia Rodrigues, gestora do Prêmio Educador Transformador. “Para estimular isso, nós temos programas de formação empreendedora”, especifica.

Leia mais:
Nádia Rodrigues, gestora do prêmio, compartilha animada que esta é uma oportunidade para que professores de Marabá e região levarem o empreendedorismo para sala de aula

 

“Diariamente vêm jovens aqui em busca de informação, querendo ser microempreendedor individual, para empreender junto com os pais, com os avós”, conta ela. A gestora entende também que, quando essa competência é desenvolvida ainda no ambiente escolar, a exploração de um novo mundo é aberta para os jovens e possibilita que eles se arrisquem no mercado com responsabilidade e segurança.

INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA

Na primeira edição do prêmio, cinco projetos paraenses foram finalistas regionais em suas categorias e um deles foi campeão nacional.

“Cargo Pavú: uma solução inovadora para organização inteligente de mercadorias no interior de diversos veículos”, foi ganhador na categoria ensino médio.

O projeto foi desenvolvido na Escola Marechal Cordeiro de Farias, de Belém, pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, por estudantes do Clube de Robótica, coordenados por Rafael da Luz Herdy. Eles criaram um “scanner” para facilitar a identificação de mercadorias no interior de veículos de entrega.

A ideia partiu de uma conversa entre estudantes e diversos profissionais do ramo de logística e transporte de cargas. Desafiador, o empreendimento consistia em tornar mais eficientes os procedimentos de organização de cargas no interior dos veículos de transporte de mercadorias, ao utilizar um scanner prototipado através de uma plataforma digital.

O trabalho foi feito em conjunto com um aplicativo para indicar a maneira mais inteligente e eficiente de organizar as cargas, considerando as variáveis peso, volume e pontos de entrega das mercadorias transportadas.

O aparelho consegue identificar o conteúdo das embalagens e sua disposição no veículo de entrega (inclusive barcos, igualmente muito utilizados com essa finalidade na região), gerando as informações para um aplicativo – o Cargo PAVÚ – acessado pelo profissional de logística.

“Quando o projeto Cargo Pavú foi pensado, um dos objetivos foi despertar o empreendedorismo identificando oportunidades de um futuro negócio. O projeto foi apresentado para empresários do ramo, promovendo o protagonismo dos alunos, valorizando suas descobertas de forma que percebam que seu projeto pode fazer a diferença em todo o mundo”, declara Rafael para o Sebrae.

INSCRIÇÃO

Os projetos podem ser inscritos gratuitamente no link: https://educadortransformador.com.br até o dia 05 de fevereiro de 2024, em sete categorias diferentes. E detalhe, é possível se inscrever em mais de um segmento.

São eles: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais), ensino fundamental (anos finais), ensino médio, educação profissional, educação superior, educação de jovens e adultos (EJA). Os projetos serão selecionados em três etapas diferentes, sendo a primeira estadual, a segunda regional e a terceira nacional.

CRONOGRAMA

Acompanhe o cronograma do concurso:

– 16/10/2023 às 8h no horário de Brasília: Abertura das inscrições;

– 05/02/2024 às 17h no horário de Brasília: Encerramento das inscrições;

– 25/03/2024: Divulgação dos projetos vencedores da Etapa Estadual;

– 05/04/2024: Divulgação dos projetos vencedores da Etapa Regional;

– 24/04/2024: Divulgação dos projetos vencedores de cada categoria na Bett Brasil 2024;

PREMIAÇÃO

Todos os selecionados, por estado, em 1º, 2º e 3º lugares receberão certificado de participação e selo digital “Educador Transformador 2024 – vencedor estadual”.

Os selecionados na etapa regional em 1º, 2º e 3º lugares receberão certificado de participação, selo digital “Educador Transformador 2024 – vencedor regional” e, exclusivamente, o primeiro lugar de cada categoria por região receberá pacote completo de participação no Congresso Bett Brasil 2024.

Candidatos selecionados em 1º, 2º e 3º lugares na etapa nacional receberão certificado de participação e o primeiro colocado em cada uma das sete categorias, receberá um troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação empreendedora, a ser posteriormente definido, e um notebook. (Luciana Araújo)