Correio de Carajás

Sebrae realiza primeiro Empretec Rural em Marabá

O primeiro Empretec Rural do estado se estende até a tarde do próximo sábado, 14 Fotos: Evangelista Rocha

Iniciou nesta segunda-feira, 9, o primeiro Empretec Rural 2024 do estado do Pará, que tem como escolhido o polo do Sebrae em Marabá. Voltado para empreendedores do setor rural, o evento segue até o sábado (14) e visa capacitar os participantes para melhorar a rentabilidade das empresas, fomentar novos negócios e abrir novas oportunidades de emprego.

O evento acontece das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, encerrando no sábado às 18 horas, no auditório do Hotel São Bento Folha 31, Núcleo Nova Marabá.

Com um modelo dinâmico, o seminário visa trabalhar características empreendedoras dos participantes, identificar oportunidades de negócios, traçar metas e testar modelos de aperfeiçoamento. Além disso, são explorados temas como práticas sustentáveis e inovação em processos, produtos e serviços no segmento rural desses empreendedores.

Leia mais:

O Correio de Carajás conversou com Malu Maia, gestora do Agronegócio Sebrae, que destacou a importância do evento para os participantes: “Aqui eles vão entender que existem ideias e possibilidades a partir da discussão no seminário. É uma forma de trabalhar o comportamento empreendedor por inteiro”, pontua Malu.

Malu Maia enfatiza a importância do seminário para a expansão das empresas rurais

O projeto conta com a participação de empreendedores de municípios como Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia, São Domingos, Breu Branco e Piçarra. “Acompanhamos diversos segmentos, tanto da pecuária de leite como a pecuária de corte, horticultura, fruticultura, projetistas, advogados agrários, entre outros”, completa.

O seminário atrai perfis variados, incluindo empreendedores rurais acompanhados pelo Sebrae. Aliás, esse é o modelo de seleção para as vagas limitadas. O convite é lançado para as empresas e empreendedores acompanhados pela instituição, ao final o valor de mil reais é cobrado para validar a inscrição.

Entre os facilitadores do Empretec Rural estão palestrantes de diferentes regiões. Um deles, de Belém, que atua no Empretec Urbano, e outro de Brasília, trazendo sua experiência em seminários anteriores em Goiás, Minas Gerais e Fortaleza.

EXPECTATIVAS

Uma das participantes, Carmélia Pinon, do município de Breu Branco, contou a este CORREIO a expectativa para o seminário. “Tenho certeza que irá nos ajudar muito, por trabalhar a parte pessoal, a capacidade de entender e abrir a mente para novas oportunidades”, comenta a empreendedora.

A empreendedora Carmélia Pinon diz que tem buscado cada vez mais se destacar por meio do empreendedorismo

Para ela, eventos como este voltados para a área rural impulsionam o setor. “É você olhar o seu negócio de uma maneira diferente, com uma visão de fora, buscando entender as possibilidades que existem. É uma forma de potencializar o negócio, ter coragem de impulsionar e fazer crescer”, avalia.

(Milla Andrade)