O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inicia nesta terça-feira (19) um projeto que será desenvolvido ao longo do ano para dar atendimento continuado aos minimercados de Marabá. A partir das 18h30, além da abertura, haverá o seminário “Tendências de Mercado para Minimercado”.
Dando continuidade a este primeiro momento, na quarta-feira (20), será desenvolvida uma rodada de negócios, das 8h30 às 12 horas. No decorrer dos próximos meses mais ações serão desencadeadas pelo serviço.
Conforme Nádia Rodrigues, gestora do projeto, o objetivo é chamar a atenção dos estabelecimentos menores, situados nos bairros de Marabá, para a importância de se atentar à inovação e tecnologia, ressaltando que minimercados e mercearias ainda recebem boa parte dos clientes do setor.
Leia mais:Isso se dá, explica, principalmente devido à proximidade geográfica com o cliente, diferente dos grandes supermercados de atacado e varejo, além de outras características, como a mudança do comportamento do consumidor, que não necessita mais realizar grandes compras.
Ela ministra o seminário desta terça e diz que irá abordar, principalmente, os pontos fortes do setor, destacando que os empresários precisam estar preparados para receberem o cliente, apostando em pontos como oferecimento de variedade de produtos, boa iluminação e limpeza, além de apresentação e fortalecimento da marca por meio de divulgação.
Também pretende destacar a importância da utilização da tecnologia e informatização no dia a dia, seja na gestão, no controle de estoque ou no relacionamento com o cliente. Já na quarta-feira, o foco é apresentar estes empresários a possíveis fornecedores, durante a rodada de negócios.
“É um encontro em uma sala em que é levantada a demanda do setor específico e as empresas que têm interesse em vender comparecem para negociação”, explica, acrescentando que se trata de uma troca de informações, onde podem ser fechados acordos comerciais ou, ainda, fortalecimento de relações para negociações futuras.
Para participação no evento os representantes dos minimercados e mercearias se inscreverem gratuitamente por meio do 0800-5700800, central de relacionamento do Sebrae, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. O evento ocorre na sede do Escritório Regional Carajás I, localizado na VP 08, Folha 28, Nova Marabá.
O projeto é aberto para empresas do porte microempreendedor individual (fatura até 81 mil por ano), microempresa (fatura até 360 mil por ano) e empresa de pequeno porte (fatura até 4 milhões e 800 mil por ano), do ramo de varejo de alimentos. (Luciana Marschall)