A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs), organizou um evento especial alusivo à campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à conscientização sobre saúde mental, com o tema “Promoção de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho”. A ação reuniu servidores da sede da Secretaria e das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém.
“O evento foi pensado como um dispositivo complementar de prevenção e promoção da saúde mental dos servidores da Seap. A Campanha ‘Setembro Amarelo’ faz parte do planejamento anual da Cavs porque entendemos que é importante falar sobre a saúde mental como estratégia de prevenção, assim como os demais serviços oferecidos pela Coordenadoria através da nossa equipe de saúde, composta por médicos do trabalho, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiras”, informou Elainne Lobo, gestora da Cavs.
Foram convidados representantes da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que orientaram sobre a importância do cuidado com o corpo como prevenção de agravos em saúde mental. O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest) contribuiu com reflexões sobre qualidade de vida no trabalho por meio de estudos sobre satisfação na vida profissional e principais patologias que acometem os trabalhadores.
Leia mais:A palestra de Bruna Gemaque, gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) abordou o adoecimento mental e as perspectivas preventivas. Para ela, debater sobre saúde mental ainda é um grande tabu. “O nosso objetivo hoje foi trazer com leveza a questão dos problemas que podem levar a um adoecimento mental. Eu busquei, dentro dos temas científicos, trazer situações da vida das pessoas que atuam na Seap, para que nós tivéssemos um entendimento e também a possibilidade de deixar uma reflexão sobre como é importante a saúde mental dentro do sistema de segurança pública”, ressaltou.
(Fonte: Ag. Pará)