O SBT conseguiu um grande resultado neste sábado (28) com a final da Uefa Champions League, que consagrou o Real Madrid com a taça de número 14 do campeonato europeu após vencer o Liverpool por 1 a 0. A partida narrada por Téo José, com comentários de Mauro Beting e Nadine Basttos, atingiu picos de 17 pontos de audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com isso, a emissora de Silvio Santos quadruplicou o ibope no horário e venceu a Globo de lavada. Já TNT Sports liderou na TV paga.
Segundo números prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pelo Notícias da TV, a final da Europa marcou 15 pontos de média com bola rolando, entre 16h36 e 18h32, para o SBT –na semana passada, no mesmo horário, a emissora marcou apenas 3 pontos.
Trata-se do maior número de audiência de uma final de Champions League fora da Globo. Até então, o recorde era da final de 2007/2008, feita pela Record, que marcou 11 pontos.
Leia mais:Já Globo marcou 10,7 com o Caldeirão com Mion. Já a Record obteve 3,8 pontos com Cine Aventura e Cidade Alerta. A Band ficou com 2,4 pontos. Os números podem sofrer alterações no consolidado, que será divulgado ainda nesta segunda-feira.
Até o momento, Mion só havia perdido uma vez na audiência, justamente para uma final de campeonato exibida pelo SBT: Flamengo e Palmeiras, em 27 de novembro de 2021. Sem o embate de clubes nacionais, Marcos Mion seguia totalmente invicto na Globo.
No Rio de Janeiro, os números foram semelhantes para a TV de Silvio Santos. O SBT obteve 15,2 pontos com picos de 17,1 contra 12,8 da Globo; 2,8 da Record; e 1,0 da Band. No momento máximo de pico, o SBT chegou a ficar sete pontos a frente da Globo, com 17 a 10.
Na TV por assinatura, a TNT obteve 7 pontos com picos de 8,8 e liderou entre os canais pagos no Ibope PNT da TV paga. O jogo também foi feito pela HBO Max, com André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues, Bruno Formiga, Fred Caldeira, Tati Mantovani e Taynah Espinoza.
ENTENDA
O Real Madrid é campeão europeu pela 14ª vez. No sábado (28), a equipe espanhola derrotou o Liverpool (Inglaterra) por 1 a 0, no Stade de France, em Saint-Denis (França), na decisão da Liga dos Campeões. Os merengues possuem, agora, o dobro de conquistas do Milan (Itália), segundo maior vencedor do principal torneio de clubes do planeta.
O time madridista conta com cinco jogadores brasileiros: o lateral Marcelo (que ficou no banco), o zagueiro Éder Militão, o volante Casemiro e os atacantes Rodrygo (que entrou no fim do segundo tempo) e Vinícius Júnior. Foi deste último o gol do título, no começo da etapa final. Do quinteto, Marcelo e Casemiro chegaram à quinta conquista de Champions da carreira, enquanto os demais venceram a competição pela primeira vez.
O protagonista da decisão na França foi Thibaut Courtois. O goleiro belga fez pelo menos cinco grandes defesas, duas no primeiro tempo e três no segundo, segurando a pressão do Liverpool. Os ingleses finalizaram 23 vezes, contra somente três dos espanhóis.
A bola começou a rolar com atraso de quase 40 minutos. Segundo a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês), o início da partida foi adiado por “motivos de segurança”, sem mais detalhes. Do lado de fora do estádio, torcedores do Liverpool, sem ingresso, tentaram invadir o estádio e causaram tumulto. A explicação só foi dada já com o jogo em andamento, no telão do Stade de France.
O show da cantora Camila Cabello, também iniciado com atraso, antecedeu uma primeira etapa dominada pelo Liverpool, que forçou Courtois a duas grandes defesas em tentativas dos atacantes Mohammed Salah e Sadio Mané (que ainda foi no travessão). Pouco antes do intervalo, porém, foram os espanhóis que quase saíram na frente. Em lance confuso na área, o atacante Karin Benzema balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na volta do intervalo, não teve “quase”. Apesar dos ingleses se manterem no campo de ataque, o Real Madrid abriu o placar. Aos 13 minutos, o meia Federico Valverde bateu cruzado e Vinícius Júnior, às costas do lateral Trent Alexander-Arnold, apareceu na esquerda e completou para as redes. Foi o 22º gol do brasileiro em 52 partidas na temporada.
A pressão dos ingleses se intensificou, mas havia Courtois na meta merengue. O belga salvou os madridistas com três defesas impressionantes. Na principal delas, aos 36 minutos, o goleiro defendeu uma finalização cruzada de Salah, quase na pequena área, pela direita. De forma desordenada, o Liverpool insistiu atrás do empate, sem sucesso, para explosão da torcida espanhola em Saint-Denis.