Não foi só em São Paulo que o SBT assegurou a vice-liderança na média das 24 horas, em julho. A emissora também garantiu o segundo lugar isolado no Painel Nacional da Televisão (PNT) – que afere os índices de quinze regiões metropolitanas –, com 15% mais audiência do que a Record, terceira colocada: 5,8 pontos x 5,1. O canal de Silvio Santos ocupa tal posto pelo 13º mês consecutivo.
Considerando a média anual, o SBT ostenta 5,6 pontos entre janeiro e julho, contra 5,1 da Record. E mantém a vice-liderança nas médias manhã (4,3 x 3,8), noite (8,4 x 8,1) e madrugada (3,2 x 1,2). Cabe enfatizar que na média tarde, a Record perdeu, em julho, 5% dos índices, diminuindo a vantagem sobre a principal concorrente; as emissoras apontaram, respectivamente, 7,0 e 6,6 pontos.
O SBT, aliás, foi a única emissora a crescer, ainda que timidamente, na média 24 horas em julho: 2%, indo de 5,7 para 5,8. A Globo caiu cerca de 6%, assim como a Record; a primeira foi de 14,9 para 14 pontos; a segunda, de 5,4 para 5,1. Considerando apenas o embate SBT x Record em julho, 4,3 pontos a 3,6 na média manhã (6h às 12h); 9,2 contra 8,6 no horário nobre (18h às 24h); 3,2 a 1,1 na madrugada (24h às 6h).
Leia mais:Entre os três maiores índices da casa, estão a reprise de “Chiquititas” (2013), com 10,7 pontos; o “Programa Silvio Santos”, com 11,4 e a inédita “As Aventuras de Poliana”, com 12,4.
O perfil de audiência do SBT em julho reflete o acerto do conceito “novela para família”: 14% dos telespectadores alcançados têm idade entre 4 e 11 anos; 9% entre 12 e 17 anos; 9% entre 18 e 24 anos; 15% com idade entre 25 e 34 anos; 22% entre 35 e 49 anos e 31% com 50+.
(Fonte: rd1)