A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), está promovendo uma iniciativa para os horticultores de Jacundá, no sudeste do Pará. O objetivo é instruir esses profissionais sobre o uso adequado de agrotóxicos, visando a proteção da saúde tanto dos trabalhadores quanto da população em geral.
Nesta primeira etapa da ação, nove hortas já foram cadastradas para participar do programa. A diretora do Devisa, Lícia Sousa, ressalta a importância do cadastramento e orientação dos trabalhadores do setor de horticultura, enfatizando que essa medida é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos envolvidos.
O Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) tem como objetivo principal promover a saúde, realizar vigilância, prevenir e controlar os danos e doenças decorrentes da exposição aos agrotóxicos.
Leia mais:O programa concentra-se especialmente nos grupos mais vulneráveis aos efeitos prejudiciais dessas substâncias: trabalhadores diretamente envolvidos com o manuseio e aplicação de agrotóxicos; e crianças, mulheres grávidas, lactantes, idosos e indivíduos com saúde debilitada.
(Antonio Barroso – Freelancer)