Correio de Carajás

Sargentos de Marabá recebem capacitação contra violência doméstica

Curso realizado pela DEAM abordou o tema com foco em como agir em situações envolvendo mulheres e menores

O objetivo é preparar os policiais para atuarem de forma mais eficiente e humanizada

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Marabá, promoveu um curso de capacitação voltado para policiais militares do Curso de Adaptação à Graduação de 3º Sargentos (CGS 2024), Turma II – Polo Marabá. O evento ocorreu no auditório do Comando de Policiamento Regional II da Polícia Militar, localizado na Avenida VE – 03, no núcleo Nova Marabá.

O curso abordou o tema da violência doméstica, com foco em como os policiais devem agir em situações que envolvam mulheres e menores em condições de vulnerabilidade. Durante o treinamento, foram destacadas diretrizes sobre a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que trata da proteção às mulheres em casos de violência doméstica e familiar, e discutidas as recentes alterações legislativas que ampliam as medidas de proteção.

Além da apresentação do conteúdo teórico, o curso proporcionou um espaço para que os participantes pudessem esclarecer dúvidas sobre a aplicabilidade da legislação e a atuação policial nesses casos. O objetivo principal foi preparar os policiais para atuarem de forma mais eficiente e humanizada no atendimento de ocorrências que envolvem violência doméstica, garantindo a proteção das vítimas e o cumprimento da lei.

Leia mais:
Delegada Bianca Leão, escrivã Sara Regina e a investigadora Carolina Pamplona participaram da formação

A capacitação reforça a importância da atualização constante dos agentes de segurança pública sobre questões de vulnerabilidade social, em especial no que se refere à proteção de mulheres e menores. A iniciativa da Polícia Civil visa melhorar o atendimento à população e fortalecer a rede de apoio e proteção às vítimas de violência doméstica na região de Marabá. (Thays Araujo, com informações da Polícia Civil)