As fortes chuvas dos últimos dias têm deixado vários pontos de alagamento e transtornos aos moradores do município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará. Árvore caída em cima de uma motocicleta, ruas alagadas, pontes carregadas pelas enchentes e estradas vicinais intrafegáveis têm sido alguns dos cenários revelados.
A Defesa Civil emitiu alerta sobre os pontos alagados e pediu que os moradores fiquem atentos e tomem os devidos cuidados com as futuras chuvas que podem deixar ainda mais crítica a situação.
Leia mais:Em uma página em rede social, o governo municipal informa sobre os estragos que as chuvas têm feito. Um colégio próximo a um córrego ficou alagado depois que este transbordou. “A ponte sobre o igarapé Pacu, com 32 metros de comprimento, está com sua estrutura totalmente comprometida. Assim também como a ponte que passa sobre o rio Sucupira, onde as travessias são feitas de forma improvisada com a utilização de uma espécie de jangada. Outros pontos estratégicos, como a estrada que liga a cidade à Vila Fortaleza, também foram afetados”, diz a nota oficial.
Para a Defesa Civil, além da grande quantidade de chuva, acredita-se ainda que uma represa tenha se rompido. “Estamos investigando o que realmente aconteceu. Há 10 anos que isso não acontece no município e isso não é comum. Acreditamos que uma represa tenha rompido mais acima”.
O órgão segue vistoriando os pontos mais cruciais e alerta os moradores sobre, inclusive, possíveis deslizamentos de terras. Em caso de emergência, um número foi disponibilizado para a população: (63) 99959-9369.
(Luiz Carlos Silva – Freelancer)