Uma das primeiras mandatárias a serem empossadas neste dia 1º de janeiro, Elizane Soares, nova prefeita de São Domingos do Araguaia, fez um discurso forte e de renovação do compromisso assumido junto à população na campanha eleitoral. Apresentou o seu secretariado e prometeu foco imediato na melhoria do atendimento em saúde pública, reativação dos postos e revisão da disponibilidade de medicamentos, EPI’s e médicos.
“É um dos mais importantes compromissos que firmei: lutarei para que a saúde pública de São Domingos seja vista com outros olhos pelos seus usuários, começando pelo básico, que é fazer com que as unidades de saúde que já existem voltem a funcionar de forma decente. A partir de hoje, minha dedicação a nossa querida São Domingos será total”, disse.
Leia mais:Em seguida, apresentou o seu secretariado formado por Cleudison Alves Nunes (Agricultura), Creuzimar Oliveira (Educação), Elismael Cordeiro (Meio Ambiente), Fabiana Moraes (Saúde), Erlon Soares da Silva (Obras), João Antônio Miranda (Administração), Nivaldo Setubal (Terras), Osvaldina Nunes (Assistência Social), Raimundo Souza Cruz Filho (Finanças) e Robson Mesquita (Esporte).
Antes disso, Elizane e o vice, Mauriene, já haviam feito o juramento de posse e assinado o livro correspondente, de ata da Câmara, atos formais que marcam a solenidade.
A SOLENIDADE
O ato de posse dos eleitos é uma solenidade da Câmara Municipal e se deu em duas sessões distintas: a primeira solene e a segunda ordinária. Os 11 vereadores foram empossados: Wevertton (PL), Aninha Setubal (MDB), Fernando (PL), Fabão (PSD), Professor Rogerio (PSL), Verlândia da Saude (MDB), Rogério Ribeiro (MDB), Eliony Barata (PSD), Lazinho Lima (PL), Maria Oliveira (MDB) e Paulo César PC (PSD).
A Mesa diretora da Câmara Municipal foi eleita já na segunda parte, na Sessão Ordinária, com chapa única que já estava previamente pacificada entre os novos vereadores. Desta forma, Maria Verlândia (MDB), do mesmo partido da prefeita, foi eleita presidente do Legislativo. Junto com ela, formando a Mesa: Rogério Sousa (PSL), como vice-presidente; Paulo César (PSD) e Lazinho Lima (PL) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
O prefeito que estava deixando o cargo, Pedro Paraná, compareceu à solenidade e promoveu a tradicional passagem da faixa a nova prefeita. “Eu não tive esse privilégio de receber a faixa do meu antecessor e me sinto gratificado de poder fazer isso, de passar tudo em ordem e entregar as chaves da prefeitura e do carro do Gabinete. O Município não é propriedade nossa e temos de passar tudo, de forma correta, como precisa ser”, afirmou. (Da Redação)
‘Guardião da Ata’ diz confiar em dias melhores
Um dos funcionários mais antigos da Câmara Municipal de São Domingos, Ronaldo Araújo, aos seus 66 anos de vida, acompanhou todas as legislaturas, desde a década de 1990. Ele é o secretário legislativo da Casa e, durante a posse, estava focado no seu trabalho, tomando nota dos trabalhos e sendo o guardião da ata de posse.
No seu cantinho, silencioso, organizava com extremo cuidado o seu material, de posse do livro escrito a mão e com as páginas já amareladas pelo tempo. Mas o zelo deixa o material ainda impecável e com o seu valor jurídico, que é o mais importante.
“Desde 1993 estou na Câmara. Esta é a oitava legislatura que acompanho ser instalada”, explicou ao repórter e disse ter muita confiança na nova prefeita. “Acredito que vai mudar a cara deste município”, respondeu quando questionado sobre a sua opinião como cidadão. (Patrick Roberto)