Em São Domingos do Araguaia a atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Elizane Soares, caminha a passos largos para a recondução ao cargo nas eleições de 2024. A pesquisa do Instituto Gauss para aquele município mostra a liderança folgada dela, com 70,87% das intenções de votos. O pré-candidato mais próximo é Welington Araguaia, com apenas 14,78% das citações. O levantamento foi realizado no dia 4 de julho e está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o nº PA-06391/2024.
Na terceira colocação, aparece Jaime Modesto, com 7,39%, seguido por Dika, candidato na eleição anterior, este com 2,17%. O percentual de voto em branco ou nulo ficou em zero, mesmo caso para “nenhum dos nomes apresentados”. Já 4,79% das pessoas abordadas não soube ou não quis opinar.
Este é o primeiro levantamento oficial deste período do Instituto Qualiquanti Gauss em relação à intenção de votos para prefeito de São Domingos do Araguaia, e foi contratado pela Radiodifusão Carajás. O grau de confiança de 95% para os resultados gerais, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais:São Domingos do Araguaia tem população de 21.092 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o eleitorado tem 15.796 aptos ao voto em 2024, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Elizane Soares é a atual prefeita, eleita em 2020 pelo MDB, partido ao qual ainda pertence, devendo contar com o apoio do governador Helder Barabalho. Welinton Miranda, que figura como segundo colocado no levantamento, é comerciante do setor supermercadista.
ESPONTÂNEA
A pesquisa, que teve uma amostra de 230 pessoas, também foi realizada na modalidade espontânea (quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos).
Também neste formato, Elizane Soares lidera com ampla vantagem, figurando com 61,74% das intenções de voto. A lista segue com Welington Araguaia, com apenas 9,57%, Jaime (4,35%), Dika (1,3%) e também é citada Aninha, com 0,43%. Outros 22,61% não souberam ou não opinaram.
(Da Redação)