Correio de Carajás

São Domingos do Araguaia, Abel Figueiredo e outros cinco municípios do Pará aniversariam hoje

São Domingos do Araguaia tem parte da sua força calcada na importância da BR-153
Por: Da Redação

Neste sábado, 27 de dezembro, o sul e sudeste do Pará estão em festa com o aniversário de 34 anos de três de seus importantes municípios: São Domingos do Araguaia, Abel Figueiredo e Cumaru do Norte. As cidades, que compartilham a data de emancipação, representam polos de desenvolvimento e possuem histórias marcadas pela expansão da fronteira agrícola. Além delas, outros quatro municípios paraenses também comemoram seus aniversários hoje, em uma celebração que abrange a diversidade cultural e econômica do estado.

São Domingos

São Domingos do Araguaia, que hoje completa 34 anos, tem uma história que remonta a 1952, com a chegada do lavrador piauiense Serafim Canário da Silva. O local, que já foi conhecido como “Centro das Latas”, teve seu destino profundamente marcado pela Guerrilha do Araguaia (1972-1974), um dos mais importantes movimentos de resistência à ditadura militar no Brasil. Desmembrado de São João do Araguaia em 1991, o município, com uma população de mais de 21,6 mil habitantes, tem sua economia hoje voltada para a agropecuária e os serviços públicos.

Leia mais:

A cidade é cortada pela importante rodovia BR-153, que vem da fronteira do Pará com o Tocantins, no vizinho município de São Geraldo do Araguaia.

Sob liderança da prefeita Elizane Soares, as festividades já começaram ao longo da semana e têm seu ponto alto nesta noite, com show do cantor Léo Magalhães, à noite, em palco montado na Praça Frei Gil.

Abel Figueiredo

Também no sudeste do estado, à margem da BR-222, Abel Figueiredo comemora seus 34 anos. O município, que homenageia um antigo político da região, teve uma trajetória peculiar: pertenceu a São João do Araguaia até 1968, tornou-se distrito de Bom Jesus do Tocantins em 1988 e, finalmente, emancipou-se deste último em 1991.

Abel Figueiredo fica à margem da BR-222, outra importante rodovia federal

Atualmente, é um polo de novas oportunidades de negócios na região geográfica imediata de Marabá.

Já no sul do Pará, Cumaru do Norte celebra sua fundação, impulsionada pela febre do ouro na década de 1980. Desmembrado de Ourilândia do Norte em 1991, o município nasceu da atividade garimpeira, que atraiu milhares de pessoas e moldou sua identidade. Hoje, com mais de 14.937 habitantes, Cumaru do Norte busca diversificar sua economia, mantendo-se como um importante centro na Região Geográfica Imediata de Redenção.

Cumarú do Norte fica no sul do Pará e tem importância estratégica

Outras cidades em festa

Completando 255 anos, Faro, no oeste paraense, é o aniversariante mais antigo do dia. Sua fundação, em 27 de dezembro de 1769, remete à aldeia indígena Jamundás. Atualmente, a cidade se destaca pelo turismo, impulsionado por suas praias e pela cultura local, além da agropecuária.

No nordeste do estado, Terra Alta também celebra 32 anos. Nascido às margens do rio Marapanim a partir de um núcleo de famílias comerciantes, o município fica a 94 km de Belém e possui uma população de mais de 10 mil habitantes.

Da mesma forma, Nova Esperança do Piriá, também com 32 anos, tem sua origem ligada à ocupação de terras por agricultores a partir da década de 1970, em uma área que antes era frequentada apenas por caçadores.

Por fim, São João da Ponta, com 28 anos, teve sua emancipação política em 1995. O nome da cidade é uma junção da devoção ao padroeiro, São João Batista, com a geografia local, uma ponta de terra onde se fixaram os primeiros moradores.