Correio de Carajás

São Domingos destrói 130 escapamentos ‘cadron’ ao final do Maio Amarelo

Um rolo compressor foi utilizado para destruir os equipamentos

Centro e trinta escapamentos do modelo ‘cadron’, utilizado para aumentar o volume do ronco das motocicletas, foram destruídos pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de São Domingos do Araguaia nesta quarta-feira (31). A ação se deu no encerramento do “Maio Amarelo”, como é conhecido o internacional de campanha de prevenção a acidentes no trânsito.

Os equipamentos foram apreendidos durante abordagens realizadas ao longo do mês e um rolo compressor foi utilizado para destruí-los.

Os equipamentos foram apreendidos ao longo de todo o mês

O diretor do órgão, Henrique Nogueira, explica que os escapamentos são inapropriado, pois emitem poluição sonora. “Um objeto desses chega a custar cerca de R$ 1.500, valor que poderia ser utilizado no licenciamento do veículo ou na CNH, mas muitos optam em comprar esse equipamento ilegal”, comenta.

Leia mais:

Nogueira acrescenta que a apreensão desse tipo de equipamento está prevista no artigo 230, inciso 11 do Código de Trânsito, e quem for pego com ele poderá ser multado em R$ 195,23, além de perder cinco pontos na CNH, sendo considerada infração grave.

Ainda durante a quarta, os agentes do DMTU estiveram mobilizados em uma blitz educativa com direito à café da manhã para quem passasse.

Uma blitz educativa encerrou as atividades da campanha de trânsito

Conforme Marcia Sousa Costa, coordenadora de Educação para Trânsito, durante todo o mês as equipes estiveram engajadas na realização de blitze e campanhas, com o intuito de conscientizar os usuários de trânsito.

Pra findar o dia, houve a Corrida Amarela, reunindo agentes e outros corredores, pela principal avenida de São Domingos do Araguaia, a Duque de Caxias, todos trajando vestes amarelas. (Luiz Carlos Silva – Freelancer)