Correio de Carajás

São Domingos comemora hoje seus 32 anos de emancipação

Foto: Evangelista Rocha

Às margens da BR-153, também chamada de rodovia Transbrasiliana, encontra-se a pacata e aconchegante cidade de São Domingos Araguaia, que completa nesta quarta-feira (27) seus 32 anos de emancipação política e administrativa. Mas sua história vai muito além do 27 de dezembro de 1991.

Fundada pelo lavrador piauiense Serafim Canário da Silva, em 1952, e com a chegada de outras famílias no ano seguinte. Atraído pela paisagem, Serafim viu nesse pedacinho da região sudeste do Pará, um bom lugar pra se viver.

Moradora da cidade desde a década de 1960, a pioneira Iracema Farias achou na região o “Porto Seguro” onde estabeleceu sua vida e família. “Foi nessa rua onde tudo começou. Os primeiros moradores, o primeiro comércio. Lembro-me dos grandes desafios que enfrentamos para hoje ser essa cidade acolhedora”, disse a moradora da primeira rua da cidade, a Acrísio Santos, Centro.

Leia mais:

Apesar de pequena e perder em estruturas oferecidas por outras cidades da região, São Domingos tem, sim, seus atrativos que a tornam impossível de ser esquecida ou deixada. Muitos moradores, é claro, à procura de melhores condições, são sujeitos a se aventurarem nas grandes cidades que existem pelo mundo afora. Foi o que aconteceu Elissandro Lima Ramos, de 35 anos. Hoje casado com Marta Duarte e pai de Ana Vitória, Filho de São Domingos, ele contou à reportagem do Correio que na procura por melhores condições, passou por três estados distintos, mas que por onde ele andou, seu coração só pedia pra voltar.

“Assim que me casei me vi na necessidade de procurar melhorias. Andei por Maranhão, São José do Rio Preto (SP) e Boa Vista (RO), foram mais de 10 anos longe de minha terra e de minha gente, até que resolvi retornar a minha maravilhosa cidade”, comentou ele, ressaltando que ama a cidade e que não pretende jamais deixa-la novamente.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, finalizado este ano, a população de São Domingos é de 21.092 habitantes, e a densidade demográfica era de 15,15 habitantes por quilômetro quadrado. (Texto: Luiz Carlos Silva – freelancer)