Correio de Carajás

São Domingos apresenta baixo índice de homicídios em 2024

Delegado Gabriel: “Números saltam aos olhos e refletem o bom trabalho”

O município de São Domingos do Araguaia, a 50 km de Marabá, vive dias de paz. Na verdade, meses já. Pra ser mais exato, o município há mais de 100 dias não registra um crime de homicídio, seja ele a procedência que for, ação contundente, arma branca, ou até de fogo. São números que representam um bom recorde.

A Reportagem do Correio de Carajás esteve na Delegacia de Polícia Civil, para falar sobre o assunto com o delegado Gabriel Ângelo. “O último crime dessa natureza foi registrado no dia 19 de maio”, relatou a autoridade, referindo-se ao homicídio que vitimou Werley Feitosa Lima, de 33 anos.

Mas isso não é tudo, os números que ele apresentou são ainda melhores ao relatar a quantidade desse tipo de crime no município. “Em 2024, até então, foram registrados somente dois homicídios consumados. São números que saltam aos olhos e refletem o bom trabalho que a gente vem fazendo na cidade”, explica.

Leia mais:

Se comparado com esse mesmo período de 2023, esse número é ainda melhor. “Com toda certeza, os números são bem melhores do que os do ano passado, onde foram registrados nesse mesmo tempo sete homicídios. É três vezes menor”, salientou.

Gabriel Ângelo diz não ter dúvidas de que isso representa uma melhora considerável para todos, e ressalta que isso se deve ao fato de ter havido renovação na equipe e o envio de mais um delegado.

Sobre o que esse número representa para a segurança pública, em especial para as autoridades locais, ele diz que simbolicamente esse número é de suma importância. “Representa o nosso compromisso com a comunidade em mantê-la segura cada vez mais”, resume.

Antônio Monteiro: “Graças a Deus (a cidade) é bem segura e tranquila”

Os números, é claro, refletem positivamente entre os moradores, como é o caso de Antônio Monteiro, que trabalha como mototaxista até durante o período noturno. “A cidade não é tão pequena e tem muito movimento, mas graças a Deus é bem segura e tranquila. Se compararmos com outras cidades da região, os números são bons”, declara. (Luiz Carlos Silva/freelancer)