Correio de Carajás

Saldão de Aniversário tem segundo dia neste sábado

Campanha é a primeira grande ação do comércio de Marabá após dois anos rigorosos de pandemia

O comércio local vive neste sábado (9) o segundo dia da ação Saldão de Aniversário de Marabá, primeira grande campanha de vendas do varejo após dois anos de retração devido à pandemia de covid-19. Segundo o Conselho de Jovens Empresários da Acim (Conjove), o primeiro dia, na sexta-feira, foi considerado um sucesso, nos relatos dos comerciantes que fazem parte.

A campanha é realizada desde 2017, sempre próximo ao aniversário de emancipação do Município, pelo Conjove, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Marabá. Este ano, a Acim Mulher também integra o movimento. A ideia é aquecer o comércio varejista local, por ocasião da data festiva.

No evento, as empresas participantes se propõem a fazer (em conjunto) uma liquidação de estoque. O intuito, claro, é fornecer aos consumidores locais uma prerrogativa para que eles comprem mais e aproveitem as ofertas preparadas pelos lojistas especialmente no aniversário da cidade.

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Equipe de uma das lojas na abertura do comércio ontem

Com isso as empresas passam a ter uma melhoria no fluxo de caixa (mesmo fora de temporada de vendas), promove uma liquidação de seu estoque (girando os produtos e dando saída), além da renovação e ampliação de seus mix de produtos e serviços.

A ideia principal entidade é fortalecer a confiança de consumidores através da união e motivação da classe empresarial do comercio e serviços de Marabá.

Segundo o Conjove, no alvo estavam empresas locais dos setores do comércio e de serviço, preferencialmente caracterizadas como MPE´s de diversos segmentos, com destaque para supermercados e mercadinhos; loja de calçados e acessórios; bares e restaurantes; bancos, financeiras; óticas, armarinhos, panificadoras; farmácias, perfumarias, postos de combustível; lojas de informáticas, casas de materiais de construção; joalheria e folheados, lojas de antenas e equipamentos para celular; vidraçarias, lanchonetes, lojas de tecidos; lojas de produtos agropecuários, lojas de produtos automotivos, consórcios, lojas de móveis; eletrodomésticos e colchões, barbearias e salões de beleza.

Toda a mobilização começou no dia 14 de março, com o início da venda dos kits aos lojistas que permitiu uniformizar os participantes e preparar o consumidor para aproveitar as promoções anunciadas. No dia 6 de abril houve uma palestra exclusiva para as equipes das empresas participantes. No dia 7 uma carreata para deixar a cidade no clima e por dois dias, ontem e hoje, a culminância.

“Hoje eu tive o prazer de visitar o comércio e ver muitas das lojas lotadas. Também fizemos um levantamento no grupo que agrega gerentes e proprietários e ouvimos deles que as vendas superaram as expectativas e de que o movimento foi ótimo”, comemora o presidente do Conjove,  Cyro Tida, destacando que tudo isso está acontecendo em meio a cenário adverso de inflação, guerra e pandemia.

De outro lado, Tida admite que as adesões não alcançaram a meta e os números dos anos pré-pandemia, ainda assim foram altas, chegando a mais de 80 empresas, o que é comemorado pela entidade. O normal é que fossem até menos que isso, comenta ele, mas que o importante é que o movimento está acontecendo e a aí reside o maior de todos os resultados. (Da Redação)