Correio de Carajás

Salão de beleza ajuda mulheres vítimas do câncer de mama

Outubro é o mês em que se debate de forma assídua o câncer de mama e as maneiras de prevenção à doença. Ligado ao assunto, está a autoestima de mulheres vítimas do câncer de mama, que precisam cortar o cabelo por conta dos efeitos colaterais do tratamento. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), da Universidade Federal do Pará (Unifesspa), estabeleceu uma parceria com o Salão Visual, para estimular a comunidade universitária à doação de cabelo.

Renata Márcia de Souza, servidora da Unifesspa que trabalha na biblioteca desde 2018, conta que já queria cortar o cabelo a algum tempo e que soube da campanha de doação. “O cabelo é muito importante para essas mulheres, para todas nós na verdade. Fazemos essa doação pensando justamente nelas”. Renata também revelou que era a sua primeira vez fazendo alguma doação de cabelo.

Outra servidora que contribuiu com a campanha de doação de cabelos foi Mirian Alves de Oliveira, que decidiu fazer a boa ação para poder ajudar a melhorar a autoestima das mulheres vítimas do câncer. “A gente sabe que o cabelo é muito importante para a mulher, mesmo que a gente corte ele bem curto, nunca chegamos a raspar. E eu já queria cortar o cabelo, mas quando vi a iniciativa no site da Unifesspa, tomei a decisão de vir aqui no salão e cortar o meu cabelo mais curto para contribuir nessa ação do Outubro Rosa”, afirma a servidora.

Leia mais:

A ação desenvolvida na campanha do Outubro Rosa foi possível graças a parcerias realizadas, como a feita com o Salão Visual, da cabeleireira Célia Cristina Galvão. A proprietária conta que durante o seu tempo de trabalho chegou a cortar o cabelo de mulheres que estavam iniciando o tratamento do câncer, e percebeu como esse processo as afetava de forma negativa. Foi então que Célia viajou para Goiânia a fim de se especializar na confecção de perucas.

Fazendo esse trabalho há 2 anos, ela confecciona as perucas para diversas pessoas. A iniciativa criou uma rede de afetos entre ela e suas clientes, “Elas me agradecem muito. Dizem que eu sou um anjo para elas e isso me deixa muito feliz”, afirma Célia. A ideia da doação fez com que outras pessoas se juntassem ao salão, que foi o caso do Grupo Esperança, parceiro do Salão Visual. Por meio da parceria há recebimento de doação de cabelos durante todo o ano, bem como a confecção de perucas.

Em todas as campanhas, a Unifesspa estimula o apoio mútuo e a solidariedade durante o Outubro Rosa. Este ano, as mulheres da comunidade universitária são incentivadas a doar cerca de 15 cm de seus cabelos para serem usadas na confecção de perucas destinadas a crianças e mulheres com câncer. De forma voluntária, um salão de beleza parceiro vai disponibilizar profissionais para fazer cortes de cabelo das doadoras e a confecção das perucas, que serão entregues ao Grupo Esperança.  As pessoas interessadas em fazerem doações podem se dirigir ao Salão Visual, localizado na Rua Bartolomeu Igreja, número 1434, Núcleo Velha Marabá. Outras informações podem ser fornecidas pela DSQV/Progep pelo e-mail: [email protected] ou telefone (94) 2101-5927.