A Coordenação da Sala do Empreendedor registra casos de Microempreendedores Individuais (MEIs) que vêm sendo enganados através da internet com acesso de portais que oferecem serviços para a abertura de novas empresas e emissão de boletos bancários que visam a regularização das pequenas empresas.
Somente no ano de 2023 foram feitos atendimentos de aproximadamente 100 casos de pessoas lesadas por acessarem portais duvidosos. E neste ano novos casos já foram recebidos, fato que levou a coordenação da Sala do Empreendedor fazer um alerta para os MEIs.
“É importante destacar que, ultimamente, há muitos sites mal-intencionados que estão oferecendo certos tipos de serviços, aplicativos para a emissão desses boletos, e que na verdade são falsos, são portais que manipulam esse boleto para que a pessoa pague de forma fraudulenta. Então a gente chama a atenção do microempreendedor para que ele fique atento, fique alerta para que isso não aconteça “, alerta Rafael Amorim, Coordenador da Sala do Empreendedor.
Leia mais:É importante orientar que o MEI possui duas obrigações principais. A primeira é pagar o seu boleto, que é o DAS, o documento de arrecadação dos simples, mensalmente. E a outra é todo ano ele fazer a sua declaração de faturamento. É o ano de um período de janeiro até o final de maio ele faz a sua declaração de faturamento referente ao ano anterior, dizendo quais foram as receitas que ele teve durante o ano.
O MEI deve sempre procurar a Sala do Empreendedor ou o Sebrae para sanar as dúvidas ou o Portal oficial do Empreendedor na internet (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor), “Temos um espaço hoje, a Sala do Empreendedor de Marabá, que é dedicado totalmente ao MEI, a própria sede do Sebrae, nós temos pessoas capacitadas para prestar qualquer orientação ao microempreendedor, para que ele não caia nesse tipo de fraude”, explica Rafael Amorim.
No ano passado foram realizados cerca de 6 mil atendimentos na Sala do Empreendedor para serviços de orientações às pessoas que desejam ser MEI ou outro serviço. Este ano, de acordo com a coordenação a expectativa é chegar aos 7 mil atendimentos. Até o momento, nos primeiros 45 dias deste ano já foram realizados mil atendimentos.
Para quem deseja iniciar seu próprio negócio em 2024 preste bem atenção às orientações do Coordenador da Sala do Empreendedor. “A primeira coisa que nós analisamos é a questão da viabilidade, se o local pretendido para instalar o negócio está de acordo com a legislação municipal, no caso o Plano Diretor do Município. A partir do momento que é feita essa viabilidade, nós iniciamos o processo de formalização. E a documentação é bem simples, é só o RG, o CPF e o comprovante de residência. Posteriormente iniciamos o processo de legalização da atividade, que no caso, o interessado vai passar pela Semma, Vigilância Sanitária, Segfaz e assim por diante”, ressalta.
A Sala do Empreendedor funciona no antigo prédio da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.