A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde seguirá em vigor em janeiro de 2025, o que representa uma boa notícia para os consumidores, já que isso significa que não haverá nenhum acréscimo na conta de luz no início do ano. Porém, a distribuidora de energia reforça a importância de manter hábitos sustentáveis para que o cliente possa economizar ainda mais na hora do pagamento da sua conta.
De acordo com a ANEEL, as chuvas registradas nos últimos meses cooperaram para o aumento nos níveis dos reservatórios, favorecendo a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.
Luciana Carmo, gerente de Relacionamento da Equatorial Pará, destaca que, apesar de janeiro de 2025 contar com a bandeira verde, que não gera custos extras, é fundamental que os consumidores mantenham hábitos responsáveis para evitar desperdícios de energia.
Leia mais:“A Equatorial Pará segue orientando seus clientes sobre o uso eficiente e sustentável da energia. Mesmo em um período com a bandeira mais favorável, atitudes simples, como apagar as luzes de ambientes vazios, desligar aparelhos da tomada e verificar as borrachas das geladeiras, ajudam a economizar energia “, afirma.
Confira mais dicas que a Equatorial Pará separou algumas dicas para garantir a economia na conta de luz:
- Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
- Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
- Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
- Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;
- Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.