As propostas do médico cardiologista Manoel Cláudio Furtado Veloso, candidato a prefeito de Marabá pelo Partido Social Liberal (PSL), foram discutidas nesta quarta-feira (14) na sabatina promovida pelos veículos do Grupo Correio de Comunicação. A entrevista aconteceu no estúdio da Rádio Correio FM, com transmissão ao vivo na página do Correio de Carajás no Facebook.
Os temas abordados pelo postulante no encontro motivaram uma série de perguntas de ouvintes. Doutor Veloso, como é mais conhecido, respondeu a todas sem desviar o foco dos milhares de espectadores que acompanharam o debate. Na bancada, os jornalistas Patrick Roberto, Ulisses Pompeu e Chagas Filho, da Redação.
Veloso principiou o diálogo de maneira enérgica. Agradeceu pela oportunidade de expor propostas de governo e expressou desagrado com a falta de debates na televisão entre os candidatos. “O atual prefeito não se sente muito à vontade quando é contrariado. Ele não gosta de debates. Eu insisto que precisamos discutir propostas para Marabá”, penhora.
Leia mais:Questionado pelos jornalistas quanto à sua posição no espectro político, Veloso foi categórico. “Eu fiz campanha para o presidente Bolsonaro em 2018, quando concorri a uma vaga de deputado federal. Não me considero nem de esquerda nem de direita. Eu sou humanista e não me importo com ideologias. Eu me coloco na linha do PSL no sentido de ser liberal”, esclarece o candidato.
No ensejo, Veloso revelou não haver necessidade de se atrelar à imagem de Bolsonaro. “Admiro o presidente Bolsonaro, mas não preciso usar o nome dele na campanha. A bancada do meu partido é muito grande no Congresso. Temos o apoio do governador do Pará. Esses apoios serão de grande valia para Marabá avançar”, sustenta ele.
ADMINISTRAÇÃO
O primeiro tema do plano de governo discorrido pelo postulante não foi saúde, mas administração. A sua primeira proposta, no pilar estratégico, é erguer um moderno Centro Administrativo, com o intuito de promover maior integração entre as secretarias de Planejamento, Administração, Finanças, Comunicação e outras.
Ao tratar da matéria, Veloso atestou a necessidade de buscar recursos para desenvolver projetos. “É possível e necessário construir um Centro Administrativo em Marabá. Faremos isso por meio do desenlace de problemas com a arrecadação. Realocar recursos e correr atrás de parceiros é um compromisso firmado. As entidades estão distantes do município por ineficiência do atual governo”, dispara.
Outro ponto de relevo na sabatina toca ao papel das vilas na administração do município. “Quem mora nas vilas relata descaso por parte do atual gestor. É uma gestão voltada para si mesmo, que não recebe representantes de entidades. Isso afasta as pessoas. Queremos uma prefeitura que dialogue com os interesses da comunidade. A prefeitura precisa atender o cidadão”, argumenta Veloso.
INFRAESTRUTURA
No modal de infraestrutura, o candidato apresenta um vasto pacote de obras para executar nas zonas urbana e rural. Destaque para a duplicação do trecho entre o Km 6 e o Bairro Cidade Jardim para melhorar o fluxo de veículos de carga e embelezar o perímetro. Veloso, entretanto, foi além na sabatina. Prometeu a pavimentação da Estrada do Rio Preto e defendeu a autonomia das comunidades distantes da sede da cidade.
“Uma das minhas intenções é promover o asfaltamento da Estrada do Rio Preto. Temos aproximadamente R$ 4 bilhões na arrecadação (nos quatro anos). Há muita coisa nebulosa na prefeitura, inclusive licitações. Sentimos falta do Ministério Público. Precisamos induzir a pavimentação [da Estrada do Rio Preto]. Não é promessa, é compromisso. Quando começarmos a asfaltar, mesmo que poucos quilômetros, ganharemos apoio para prosseguir”, garante ele.
JUVENTUDE
Entre as propostas de Veloso para inserir a juventude em ações governamentais, está a criação do programa “Jovem Voluntário”, que assegura certificado de carga horária para acadêmicos de Marabá. Além disso, ele quer promover a Semana da Juventude, programas de qualificação técnica destinados à geração de renda, pré-vestibulares voltados para jovens em situação de vulnerabilidade e ações socioeducativas relacionadas ao uso de drogas.
Ao responder pergunta de ouvinte do Bairro Nossa Senhora Aparecida sobre propostas para geração de emprego e renda em Marabá, Veloso adotou postura jovem. Demonstrou conhecimento da causa e se empenhou em excitar as contratações. “Marabá precisa melhorar a empregabilidade. Precisamos exigir que as empresas incentivem o primeiro emprego. Fomentaremos, aliado a isso, um programa de estágio na estrutura da prefeitura”, abona o postulante.
Instado pelos jornalistas sobre como pretende exigir das empresas a contratação de jovens, Veloso foi adiante. “Isso [admissão de jovens] parte da redução de impostos para as empresas. É uma política de incentivo fiscal que visa a garantir o primeiro emprego. Está no nosso plano de governo. Claro, o jovem também necessita de educação, cultura e esporte. Inclusive, temos muitos talentos em Marabá”, alude.
TRANSPORTE
O dilema do transporte público também foi assunto do diálogo com o candidato. Veloso, na ocasião, não poupou críticas à prefeitura e prometeu mudanças. A primeira delas, edificar seis terminais de integração. “Temos de entender que a falência do transporte público de Marabá é um acumulado de várias gestões. Precisamos de terminais de integração. Não sei qual é a dificuldade de entender isso”, questiona ele.
Para o candidato, construir terminais garante melhores condições para a empresa concessionária do transporte coletivo, bem como economia para os usuários. “O trajeto diminui e, por consequência, a empresa gasta menos com combustível. Além disso, diminui o desgaste de pneus. Pode ser caro de executar, mas estamos diante da terceira maior arrecadação do Pará. Temos condições de oferecer serviço de qualidade à população”, afiança Veloso.
Um ouvinte do Bairro São Félix III indagou o candidato a prefeito sobre o futuro do transporte por aplicativo em Marabá, ao que Veloso foi comedido. “Eu prometo olhar com carinho para o transporte por aplicativo em Marabá, visto que é uma alternativa importante ao defasado transporte coletivo. Reafirmo meu compromisso em erguer seis terminais de integração”, endossa.
SAÚDE
Por fim, a área que tanto interessa o candidato virou assunto na bancada. Foi uma das últimas pautas articuladas na transmissão. Veloso promete muitas coisas. Quer construir um novo Hospital Municipal no Núcleo Cidade Nova, implantar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no São Félix, devolver Marabá ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Tocantins (CISAT) e reajustar salários de servidores.
Na oportunidade, Veloso argumentou que é necessário reajustar os salários dos servidores da saúde a fim de oferecer condições dignas de trabalho. Como médico, o aspirante a prefeito diz conhecer a dura realidade enfrentada pelos profissionais, que atuaram na linha de frente durante a severa crise sanitária que se abateu sobre o município.
Sobre construir a UPA no Núcleo São Félix, Veloso esclareceu que é possível. A palavra de ordem foi articulação. “O governo precisa se mexer e ir atrás de parlamentares. Temos um gargalo muito grande no São Félix. As pessoas estão sem saída. Temos um compromisso histórico com a população esquecida da outra margem do Rio Tocantins. A UPA será construída e mantida com recursos advindos do município e do governo”, afirma.
Entre os envolvidos nos bastidores da sabatina, estavam Itair Rodrigues, coordenador da Rádio Correio FM Marabá; Elson Gomes, radialista operador da mesa de som; Davi e Walter Oliveira, responsáveis técnicos; Evangelista Rocha, fotógrafo; e Zeus Bandeira e Vinícius Soares, da Redação do Portal Correio de Carajás. O leitor que tiver curiosidade em conhecer melhor o plano de governo do candidato, pode acessar CLICANDO AQUI. Link: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/PA/04839/426/candidatos/747679/5_1601037690835.pdf. (Da Redação)