Correio de Carajás

Rússia garante que não usará armas nucleares em ataques na Ucrânia

Nas últimas semanas, temor havia sido levantado por serviços de inteligência do Ocidente. Presidente russo ameaçou escalada da guerra a níveis sem precedentes.

Apesar da escalada das tensões entre a Rússia e o Ocidente nas últimas semanas, Moscou garantiu nesta sexta-feira (6) que não usará armas nucleares em ataques em território ucraniano.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Alexei Zaistev, afirmou que este tipo de armamento não faz parte da “operação especial militar”, como o Kremlin chama a guerra na Ucrânia.

A garantia é feita dois dias depois de a Rússia anunciar que testou mísseis com capacidade nuclear em uma base do país, deixando o mundo em alerta.

Leia mais:

Ao longo das últimas semanas, o presidente russo, Vladimir Putin, fez repetidas ameaças de escalada da guerra a níveis sem precedentes. Na semana passada, diante do crescente envio de armas do Ocidente à Ucrânia, Putin prometeu “respostas fulminantes” a quem interferisse na guerra da Ucrânia.

O diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, William Burns, já havia afirmado que o potencial de uso de armas nucleares não podia ser descartada.

Arsenal russo

 

A Rússia tem muitas armas nucleares táticas, menos poderosas do que a bomba de Hiroshima, por exemplo. Menor em carga explosiva do que uma arma nuclear estratégica, a arma nuclear tática é teoricamente destinada ao campo de batalha, sendo transportada por um vetor com alcance inferior a 5.500 km.

(Fonte:G1)