Correio de Carajás

Rua ameaça desmoronar em grota no Nossa Senhora Aparecida

O trecho da Rua 20 cedeu após as fortes chuvas do inverno / Foto: Zeus Bandeira

Uma pequena parte da Rua 20, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, acabou cedendo devido às chuvas do último inverno, fazendo com que a sua largura encolhesse em pelo menos três metros. Por baixo dessa rua, uma grota acabou contribuindo para a erosão, onde a água da chuva contribuiu para que dez manilhas fossem arrastadas, e apresentasse uma ameaça para o terreno de moradores vizinhos.

A dona de casa, Anailda Damasceno, é moradora da Rua 20, tem três filhos, e segundo ela, nenhuma equipe da Prefeitura de Marabá esteve no local para resolver o empecilho.

Anailda relata que receia pelo desmoronamento completo da ‘ponte’, pois seus filhos teriam que fazer um trajeto maior para a escola / Foto: Zeus Bandeira

“Ouvimos boatos de que será arrumado, mas até agora ninguém apareceu. Essa rua era bem maior, e agora ela ficou tão estreita que nem mesmo caminhões, como do lixo, passam por aqui”, relata Anailda.

Leia mais:

Ainda segundo ela, o caminhão do lixo para antes do pedaço desmoronado e os coletores atravessam e recolhem o lixo das cerca de 50 famílias que vivem no restante da Rua 20.

Outro agravante é que dois dos filhos de Anailda estão em idade escolar, e precisam atravessar essa ‘ponte’ para ir à escola, localizada no Bairro Araguaia. Caso o restante da estrada venha a desmoronar, o trajeto alternativo para chegar lá, teria o dobro da distância.

“Tem um outro caminho, pela rua de trás, porém fica muito distante e meus filhos vão a pé para a escola. Espero que algo seja feito, antes que a rua desmorone mais ainda”, teme Anailda.

Na grota, foi possível perceber uma grande quantidade de lixo jogado por pessoas sem consciência, além de animais mortos, e outros moradores relataram o surgimento de cobras de dentro da grota.

Até mesmo animais mortos foram vistos na grota / Foto: Zeus Bandeira

PREFEITURA SE POSICIONA

O Portal Correio procurou a Prefeitura de Marabá para saber o que poderia ser feito pela grota da Rua 20. Em nota, foi informado que as equipes técnicas da Prefeitura já têm conhecimento da situação, e que as informações técnicas e topográficas do local também já estão elaboradas para iniciar uma recuperação da via nos próximos dois meses.

Ainda segundo a nota, a Prefeitura pode antecipar a obra, caso o trecho ceda mais e necessite de uma intervenção emergencial. (Zeus Bandeira)