Correio de Carajás

Rota Pará captura quase 100 animais de grande porte em Jacundá

O objetivo da ação é garantir a segurança de motoristas e pedestres/ Foto: Divulgação
Por: Antonio Barroso - Freelancer

Há cerca de 60 dias teve início no município de Jacundá, na região sudeste do Pará, uma operação voltada à apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas. A ação já resultou na retirada de 94 equinos das ruas da cidade.

A operação é coordenada pela concessionária Rota Pará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacundá, e tem como principal objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres ao prevenir acidentes de trânsito provocados pela presença de animais nas vias urbanas.

Os animais apreendidos estão sendo encaminhados para uma área sob responsabilidade da Prefeitura de Jacundá, localizada em um pátio municipal. O espaço tem infraestrutura para manejo e cuidados aos animais recolhidos.

Leia mais:

De acordo com a legislação vigente, é proibida a permanência de animais de grande porte em ruas, praças e terrenos baldios sem o devido controle de seus proprietários. O descumprimento da norma resulta em multa de R$ 500 por animal, além da cobrança dos custos com transporte, alimentação e estadia no pátio municipal.

Ainda conforme a lei, em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado. Os proprietários também podem ser responsabilizados civil e penalmente caso a presença dos animais em vias públicas resulte em acidentes ou danos a terceiros.