> Deputado estadual Chamonzinho fez um discurso contundente esta semana no plenário da Assembleia Legislativa sobre a situação do projeto Serra Leste. Citando o colega Eliel Faustino, pediu que o debate não seja politizado.
> Lembrou que o governador Helder Barbalho, mostrando-se sensível ao tema, citou a situação em seu discurso em Parauapebas e prometeu uma solução para a licença à expansão do projeto. Mas que isso se daria sem atropelar os tramites legais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
> Destacou, ainda, que por um pedido dele, Chamonzinho, e de Helder, os empregos dos operários de Curionópolis continuam preservados, remanejados para outras operações da Vale, até que Serra Leste seja retomada.
Leia mais:> O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou medidas para ajudar a conter o desmatamento na Amazônia. Mas antes das ações, a ideia é fazer um raio-x da ocupação no bioma.
> O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), afirma que existem três tipos de ocupação diferentes: as terras legais, onde se pode fazer supressão da mata porque foi decidido a quantidade legalmente; a irregular, onde pessoas moram em áreas de assentamento e que precisam ser regulamentadas pelo estado; e as de ocupação e desmatamento ilegal.
> A conclusão de obras importantes para o Estado do Pará foi discutida na tarde de 20 de novembro, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e o secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, em Brasília (DF). O ministro sinalizou a retomada da obra de duplicação da Rodovia BR-316, que tem 45 quilômetros no projeto original, e deve ser readequada para entrar no calendário de obras previstas para 2020.
> Em dezembro, um trecho de 12 quilômetros da BR-230 (Transamazônica), que liga o Pará ao Estado do Tocantins, será inaugurado. A obra começou em 2003, mas ficou paralisada durante vários anos, apesar de ser um trecho importante para a malha rodoviária do Pará.