Correio de Carajás

Ronda Política 20/08/2020

> Em nossa última edição, a coluna destacou a pré-candidatura de Marcellanne Cristina Sobral Martins a prefeita de São João do Araguaia. De outro lado, Isa Labres não é pré-candidata a vice dela, como dito aqui, mas a vereadora, ambas pelo mesmo partido, o PDT.

> A fonte da coluna se confundiu com uma arte de pré-candidatura que está publicada nas redes sociais com Marcellanne e Isa juntas, porém, era apenas um indicativo da parceria entre as duas, oriundas do mesmo partido.

> Em Marabá, o Psol não terá mais a realização de prévias no dia 22, como estava previsto. É que o professor Ribamar abriu mão da pré-candidatura, deixando esta condição para o colega Rigler Aragão.

Leia mais:

> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou a possibilidade da aplicação da conduta de abuso de poder religioso nas eleições municipais deste ano. A maioria dos ministros do tribunal divergiu do entendimento do relator, Edson Fachin, que defendeu a tese para punição.

> O tribunal julgou o caso em que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação de uma vereadora do município de Luziânia (GO), eleita em 2016. De acordo com o processo, o pai da parlamentar é pastor da Assembleia de Deus e teria promovido uma reunião com membros da igreja para pedir votos. Pelo episódio, a vereadora foi condenada pela Justiça Eleitoral, mas recorreu ao TSE.

> No caso da vereadora, por unanimidade, o tribunal aceitou o recurso e anulou a decisão da primeira instância da Justiça Eleitoral que a cassou. Todos os ministros entenderam que as provas anexadas ao processo não são suficientes para determinar a cassação, mas decidiram analisar a tese de abuso de poder religioso para aplicação em outros casos.

> Durante o julgamento, que durou pelo menos três sessões, Fachin entendeu que é necessário impor limites às “atividades eclesiásticas” para proteger a liberdade do voto e a legitimidade do processo eleitoral. No entanto, a tese não foi aprovada pelos ministros Alexandre de Moraes, Tarcísio de Carvalho Neto, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão e Sergio Banhos.