Correio de Carajás

Ronda Política 07/11/19

> O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon, segue em Belém numa maratona de reuniões com outros setores do Estado, para resolver demandas.

> Ontem ele esteve em audiência com o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono, discutindo a implantação da Coordenadoria Regional do Iterpa em Marabá, importante ferramenta na interiorização das questões fundiárias do Estado.

> Em seguida, esteve com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), Lutfala Bitar, e com os diretores Pádua Rodrigues e Raimundo Wanderley, quando discutiram a situação do Distrito Industrial de Marabá, no sentido de melhorar as condições do DIM para que este se torne um atrativo para novas empresas do setor.

Leia mais:

> Em seguida, esteve com a secretária de Planejamento e de Administração do Estado, Hana Sampaio Ghassan, discutindo assuntos relacionados às duas pastas.

> O governo propôs ao Congresso o fim dos municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação menor que 10% da receita total. Pela proposta, esses municípios terão que ser incorporados pelo município vizinho.

> O projeto também impõe restrição à criação de municípios. A ideia, de acordo com o governo, é fortalecer a Federação brasileira.

> Por essa lógica, tem muito município aqui perto de Marabá que regrediria da sua atual condição de emancipado.

> A Justiça do Pará manteve o afastamento cautelar, pelo prazo de 180 dias, do prefeito de Igarapé-Açu, Ronaldo Lopes de Oliveira (SD), e da secretária de Educação, Ellen do Socorro Rabelo Queiroz Almeida. Ambos respondem por improbidade administrativa. A decisão da desembargadora Nadja Meda foi tomada após recurso interposto pela defesa do prefeito.

> Os gestores são alvos de denúncias do Ministério Público do Pará envolvendo atraso de salários de servidores. De acordo com a ação, há recursos de R$ 15 milhões vinculados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deverá ser destinada aos pagamentos.