> O tempo fechou com bastante força para a gestão do prefeito Jeová Gonçalves de Andrade em Canaã dos Carajás. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que há tempos vem com o gestor no radar, o pegou agora numa situação para lá de questionável e grave.
> O próprio procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, se envolveu e cobrou imediata providência, e as denúncias foram enviadas à Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça. Também é ré na ação a ex-secretária municipal de Educação, Jacqueline Moura, entre outros, pelos crimes de falsidade ideológica, crime de responsabilidade e crimes contra a lei de licitações.
> A ação penal foi assinada pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins e pela promotora de Justiça Adriana Ferreira. O CORREIO conta a história toda na página cinco desta edição.
Leia mais:> Um comunicado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, publicado no dia 3 de julho, informa que, em razão da emenda constitucional que adiou as eleições municipais de 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho serão prorrogados em 42 dias – proporcionalmente ao adiamento da votação.
> Com o adiamento aprovado pelo Congresso, o primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.
> O calendário eleitoral prevê 297 eventos durante o ano, dos quais 36 têm marco temporal em julho. Entre eles estão: vedação a contratação e movimentação de servidores; vedação à transferência voluntária de recursos aos municípios; vedação à participação de candidatos em inaugurações de obras, entre outros.