Correio de Carajás

Ronda Política 06/07/19

> O clima segue pesado em Tucuruí, onde grande parcela da população quer ver o prefeito Arthur Brito fora do cargo. Ele conseguiu se indispor com vários setores e agora de servidores públicos a comerciantes e estudantes, todos querem que ele deixa o cargo.

> Em Piçarra, sem medo de ser feliz, o prefeito Wagne Machado simplesmente decretou recesso em vários órgãos da Prefeitura no mês de julho, com a desculpa de diminuir custos. Bem, esqueceu de combinar com a população, para quem a vida não entrou em recesso. Ao contrário, continua corrida para pagar impostos ao governo e sobreviver.

> Daí a grande revolta da população, sobretudo pelo fechamento de postos de saúde, centralizando o atendimento no Hospital Municipal. E não é qualquer época: julho traz junto as doenças do verão, relacionadas a insolação, poeira e fumaça.

Leia mais:

> Está marcada para a segunda-feira, dia 8, no início da noite na Praça São Félix de Valois, na orla, o evento Movimento Empate dos Povos da Amazônia. O deputado federal Airton Faleiro (PT) é um dos que confirmou presença no local. Segundo os organizadores, ligados a movimentos sociais, a ideia é discutir soberania e meio ambiente.

> A Justiça Federal decretou o bloqueio de R$ 6,4 millhões da prefeita de Cumaru do Norte, no Pará, Cleusa Gonçalves Vieira Temponi, a Dona Cleusa Temponi (MDB), citada em supostas irregularidades no âmbito de convênio assinado em 2012 entre o município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção de rede de água e esgoto em três bairros da cidade. A decisão acolhe pedido da Advocacia-Geral da União.

> As informações foram divulgadas pela AGU – Processo nº 1000160-98.2019.4.01.3905. Cumaru do Norte fica no sul do Pará, perto de São Félix do Xingu, com cerca de 13 mil habitantes. Segundo a AGU, a Funasa repassou a Cumaru do Norte mais de R$ 4,2 milhões entre 2012 e 2013, ‘mas as obras não foram concluídas’. As informações são do portal Estadão.