Correio de Carajás

RMB detalha Projeto Sereno em audiências públicas no Pará

Verticalização da produção de manganês deve impulsionar arrecadação e gerar 380 empregos para trabalhadores da região

Representante da Semas destaca que a audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental pelo órgão
✏️ Atualizado em 25/08/2025 19h23

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu duas audiências públicas para discutir o projeto Sereno, da Recursos Minerais do Brasil (RMB). O empreendimento pretende verticalizar a produção de manganês na região de Marabá e Curionópolis, no sudeste do estado. A audiência pública é parte do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo órgão.

As reuniões aconteceram em Curionópolis (19/8), e Marabá, na quarta-feira (20/8). E tiveram participação de autoridades e representantes das comunidades no entorno do projeto Sereno. Segundo a Semas, o objetivo é esclarecer dúvidas e coletar sugestões da população, autoridades locais e representantes da sociedade civil, que serão consideradas na análise do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e na emissão da licença prévia para que a empresa possa iniciar a operação.

Desenvolvimento regional

Leia mais:

Na audiência em Curionópolis, o secretário de Administração, Rogério Serelli Macedo, destacou o interesse da prefeitura de trabalhar em parceria com a RMB para beneficiar a população do município.  Rosimar Angêlica, que atua como assistente social, acompanhou apresentação da empresa, disse que ficou feliz em saber que a RMB não vai apenas extrair minério, mas instalar uma indústria na região, que vai gerar emprego e renda para moradores locais.

Empresa pretende capacitar mão de obra local e desenvolver projetos socioambientais nas comunidades do entorno do empreendimento

Toni Silva, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Curionópolis, ressaltou que a região é carente de oportunidades e parabenizou a RMB por ter um olhar social. O morador José Zuqueto, disse que era muito bom saber que os 380 empregos serão destinados aos trabalhadores da região.

Na audiência de Marabá, o secretário Obras, Ítalo de Araújo Pojucan, ressaltou o potencial do empreendimento para fortalecer a economia local.

“Sempre entendi que é fundamental apoiar iniciativas voltadas à produção com responsabilidade ambiental e que garantam a verticalização dentro do município. Marabá já tem um polo estruturado que facilita a implantação de projetos desse porte”, afirmou.

O vereador Márcio do São Félix destacou a importância de debater o tema dentro do Legislativo.

“Fiz questão de trazer esse diálogo para a Câmara, que é a casa do povo. Marabá terá a oportunidade de produzir um insumo estratégico para o planeta, utilizado em baterias de lítio, ração animal e fertilizantes. É justo que a cidade se prepare para esse salto”, declarou.

Vídeo: link: https://www.youtube.com/watch?v=beUzIp6wd_4

Empregos e verticalização

De acordo com a RMB, o Projeto Sereno deverá gerar 380 empregos diretos e cerca de 2.600 indiretos na fase inicial. Em etapa posterior, a empresa pretende investir em verticalização da produção, com a fabricação de insumos como monóxido e sulfato de manganês.

“Nosso compromisso é agregar valor à produção, garantindo que a riqueza permaneça no Brasil, no Pará e nos municípios diretamente impactados. Também daremos prioridade à contratação de mão de obra local, o que traz benefícios para a comunidade e para a própria operação”, disse Fernando Alves Rodrigues representante da RMB.

Entidades locais, como a Associação Comercial e Industrial de Marabá, defenderam a iniciativa. “Todo empreendimento que traga emprego e renda é bem-vindo. O Projeto Sereno tem o potencial de impulsionar a economia local e ampliar a capacidade de investimentos em saúde, educação e infraestrutura”, afirmou um representante da entidade.

Poliana Gualberto, representante da Secretaria Econômico do Estado do Pará comentou que a parir da verticalização é possível levar o manganês para outras cadeias produtivas. Existem várias aplicações para o manganês, como ligas de aço e fertilizantes. Por isso a importância desse projeto para o estado.”

Impactos ambientais e sociais

Durante a audiência, foram apresentados os principais pontos do EIA/Rima, que mostrou efeitos positivos relacionados à geração de empregos, incremento da arrecadação municipal e estadual e fortalecimento do comércio e serviços. A população pôde se manifestar presencialmente e também pela transmissão on-line, com as intervenções registradas de forma favorável ao projeto. Com localização estratégica na província mineral de Carajás, reconhecida mundialmente por seu potencial, o Projeto Sereno é visto por autoridades e empresários como um vetor de desenvolvimento regional.