Correio de Carajás

Rituais de Ano Novo: prepare-se para a chegada de 2022

Aromatização, meditação, banho de ervas… Saiba como se preparar para 2022 e entenda o que ele significa astrologicamente

É comum que no final de cada ano, geralmente na véspera da virada, nós façamos um balanço de tudo o que aconteceu nos últimos doze meses. Rever metas antigas, traçar novas, mentalizar boas intenções e ter momentos de reflexão são algumas das atividades que não podem faltar para fechar o calendário de muitas pessoas. Mas antes de vivenciar essas situações no próximo dia 31, vale entender como será o ano de 2022, energética e astrologicamente, para planejar a lista de desejos e vibrações.

“2022 vai ser um ano cármico, porque vamos colher o que plantamos, baseado nos últimos dois anos. Vai haver um carregamento e um descarregamento de energia de vibração”, explica Joana Moreira, fotógrafa, filósofa e astróloga. “Então, será um ano para cuidar muito da sua vibração própria. Cuidar do que você pensa, vê e ouve. Os programas que assiste, as canções que escuta, os mantras que se repete. Isso tudo é vibração. Por exemplo, deixar no repeat uma música que fala de coisas ruins, infelizmente vai aumentar a vibração negativa.”

Os astros regentes do ano são a explicação pela qual haverá essa tendência ao carma, em todos os aspectos. “2022 vai ser regido pela Lua, que por sua vez rege Câncer. Ela é o conforto emocional, a conexão com o subconsciente, intuição. É como um GPS que aponta o caminho”, esclarece Joana. “Neste ano, por conta do signo, existe uma necessidade de ter um certo cuidado com o outro e também um autocuidado. A Lua é a mãe da terra, então ela representa aprendizado materno. Então, será um ano de questionamentos sobre como lidamos com as raízes, com a mãe, com as referências de infância e tudo que é emocional.”

Leia mais:

Mercúrio também será um planeta regente do ano, deixando claro o foco em comunicação. “Ele aborda o raciocínio, o aprendizado, o entendimento. É preciso pensar na lógica das trocas, da negociação e da comunicação”, diz. Gêmeos e Virgem são os dois signos abarcados por Mercúrio, aponta Joana, por isso há uma troca lógica mais produtiva. “Então, pensando nos dois regentes, a Lua vai conectar sensorialmente com as raízes, a vibração do coletivo do amor, da fraternidade e da compaixão… E Mercúrio vai comunicar isso, compartilhando esse conhecimento.”

Agora, com as vibrações do ano em mente, vale a pena pensar em rituais que possam celebrar e dar boas-vindas à chegada da data. Bruna Bauer, que é jornalista, editora, escritora e curadora de experiências sensoriais, recomenda algumas experiências que podem ser praticadas para receber 2022. Veja:

Rituais para fazer no final do ano, por Bruna Bauer

 

Faxina Aromática

Nada como uma boa faxina na casa para mandar o velho embora e abrir alas para o novo. Vale aproveitar e tirar o que não está funcionando, ou não está em uso, de dentro de casa. Então, compartilho aqui uma receita potente para você limpar e perfumar sua casa de modo a aromatizá-la e elevar a vibração de todos os cantinhos.

Em meio balde de água limpa, adicione:
– 16 gotas de óleo essencial de eucalipto globulus – excelente para o trato respiratório, ele também ajuda a afastar insetos da casa. No campo sutil, auxilia a trazer mais ânimo e diminuir estados de introspecção.
– 16 gotas de óleo essencial de vetiver – para acalmar, trazendo foco e centramento. Ele nos conecta com a terra e nos ajuda a encontrar o rumo certo.
– 16 gotas de óleo essencial de melaleuca – mata germes, vírus, bactérias e fungos
– 16 gotas de óleo essencial de laranja doce – para trazer bastante alegria e dissipar a ansiedade.

Misture bem com as mãos e intencione limpeza, abertura de caminhos, saúde, foco, centramento, alegria. Depois, mergulhe um pano de chão e um de limpeza no balde por cinco minutos. Depois de tirar o pó dos móveis e varrer a casa, venha com os panos finalizando a limpeza. Ao passar os panos, peça licença às energias e pensamentos duvidosos que sentir ou que venham a surgir e mande todos para bem longe do seu espaço.

Defumação

Acenda um defumador só de ervas para se despedir de algumas histórias e energias mentalmente. Na medida em que você aromatiza a casa, relaxe observando o bailar da fumaça tomando conta do espaço.

Meditação

Faça uma meditação com plantas. Prepare um buquê amarrando todas as ervas de sua preferência – não há contraindicação, mas costumo investir no manjericão que acalma e ajuda a manter o foco, na mirra que perfuma que protege e na arruda que livra do que não serve mais, por exemplo.

Depois de meditar, amarre todas num barbante longo e coloque no cano do chuveiro. Abra a torneira de água quente do chuveiro com o buquê nele pendurado e entre debaixo dessa água/vapor aromático. Você pode entoar mantras também, se preferir.

Drink da prosperidade, por que não?

Para brindar à noite, gin tônica com bastante romã – que, além do sabor, traz energia de prosperidade, alegria e fartura à mesa.

“Depois desses rituais, estaremos prontas para fluir 2022 adentro. Banhos frescos de verão – um caprichado no Réveillon – cuidados com o corpo e a alma. Muito amor, serenidade e pensamento focado no coletivo. Viver é contornar imprevistos com soluções criativas, autênticas, inusitadas. Aguce sua criatividade afinando seus sentidos – especialmente os de toque nas plantas e o olfativo”, finaliza Bruna.

Oráculo Caminho das Flores

Joana Moreira e Bruna Bauer fizeram juntas o Oráculo Caminho das Flores, que é um baralho – não de tarot – que funciona para caminhos de reflexão sobre o que é possível explorar, de forma positiva, da natureza interna e externa. São 54 cartas com imagens de flores e folhas e com virtudes e emoções para inspirar o dia. “Você pode tirar a sua carta do dia ou pode tirar pensando em alguma intenção, dá pra tirar de várias formas. É como se fosse um guia, porque o oráculo não te dá resposta, e sim um caminho”, destaca Joana.

Todas as fotos foram feitas por Joana no Mátria Parque de Flores, que está localizado em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. As reflexões escritas foram propostas por ambas e editadas por Bruna, que é jornalista.

Abaixo, você encontra três cartas do baralho, escolhidas para os signos de Gêmeos, Virgem e Câncer, os regentes do ano.

Gêmeos – Consciência

Consciência, Gêmeos (Foto: Divulgação)
Carta de Consciência, Oráculo Caminho das Flores (Foto: Divulgação)
 

Percepção atenta do que somos, pensamos, de onde estamos e para onde vamos. Conhecimento do que se passa dentro e fora de nós – do que nos liberta de ciclos de pensamentos que nos afastam do nosso propósito. Observar a mente, seu movimento. Saber que pensamentos se tornam palavras. Que palavras se transformam em ações. Ações viram hábitos. Moldar a mente.

Virgem – Realização

Realização, Virgem (Foto: Divulgação)
Carta de Realização, Oráculo Caminho das Flores (Foto: Divulgação)
 

Consequência concreta de planos e escolhas. Ações que transformam ideias e sonhos em realidade. Requer planejamento, trabalho. Um passo por vez, uma pequena meta atingida a cada dia e, de repente, o que ora chamávamos de sonho (plim!) torna-se real, palpável. Nasce do que praticamos no dia a dia. Nos leva a encontrar mais sentido e satisfação na vida. Desenvolvimento, construção, materialização. Sonhos ao alcance das mãos.

Câncer – Pertencimento

Pertencimento, Câncer (Foto: Divulgação)
Carta de Pertencimento, Oráculo Caminho das Flores (Foto: Divulgação)
 

Sentimento de que algo forte nos une. Pode ter a ver com laços sanguíneos, geográficos ou até espirituais. Pertencer é se sentir parte de um coletivo. Somos únicos, mas, integramos algo maior, um universo de conexões. A vida é feita de relações das mais diversas naturezas – e depende delas. Pertencer é tocar e ser tocado através dos vínculos que cultivamos. Confiar. Dar e receber amor. Dedicar-se às relações para atingir seu pleno potencial como ser humano.

(Fonte: Revista Marie Claire)