Correio de Carajás

Rio Tocantins sobe mais 10 centímetros e 254 famílias estão desabrigadas

Na manhã desta quarta-feira (10) a régua que mede o nível do Rio Tocantins marcava 10,64m, 10 centímetros acima do que marcava na manhã de ontem, terça (9). A Prefeitura Municipal de Marabá informou que a Defesa Civil está intensificando ações de apoio às famílias atingidas pelas cheias dos Rios Tocantins e Itacaiunas.

Conforme a Prefeitura Municipal de Marabá, até o momento, 254 famílias foram retiradas das casas. Destas, 181 estão desalojadas, morando em casas de amigos, familiares ou alugadas pela própria família. Outras 73 famílias estão em abrigos públicos. Ao todo, são 976 pessoas atingidas, entre adultos, crianças, idosos e deficientes.

Ainda de acordo com a Prefeitura Municipal, a Defesa Civil solicitou a ampliação dos abrigos e estão sendo construídas mais 40 divisórias no abrigo da Feirinha na Marabá Pioneira; 20 na Obra Kolping, no Belo Horizonte; 20 no abrigo da Folha 33; 20 no abrigo do Vale do Itacaiunas; e 20 na Colônia Z-30.

Leia mais:

Na manhã da última segunda-feira (8), por meia hora, famílias do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, realizaram um protesto bloqueando a Avenida Antônio Maia, principal via de acesso ao núcleo. Eles reclamavam de falta de estrutura no abrigo da antiga Feirinha, depois que o Rio Tocantins ultrapassou os 10 metros.

A Prefeitura Municipal informou nesta quarta que para atender as famílias em áreas alagadas a Defesa Civil disponibilizou sete caminhões – sendo quatro alugados, dois do Exército e um do Corpo de Bombeiros -, além de uma embarcação. (Luciana Marschall – com informações de Ascom/PMM)