Correio de Carajás

Rio Tocantins se aproxima dos 9 metros e ameaça casas no Santa Rosa

Campo Del Cobra, na Velha Marabá, já está completamente tomado pela água

Na manhã desta segunda-feira, 13, a régua fluviométrica do Rio Tocantins, em Marabá, chegou a marcar 8,96 metros acima do nível considerado normal. A cota de alerta da Defesa Civil, que antes era de 10 metros, passou para 9,45 metros.

“Estamos com equipes de monitoramento em todas as áreas, como São Félix, Del Cobra, no bairro de Santa Rosa, e acompanhando como estão se comportando a natureza e os rios. O site da Eletronorte voltou ao ar e estamos com informações todos os dias e também na cidade de Imperatriz. Lá, o nível do rio está se mantendo tranquilo”, informou Marcos Andrade, coordenador da Defesa Civil em Marabá.

De acordo com o informativo da Eletronorte, a previsão para os próximos três dias é que o Rio Tocantins se mantenha na casa dos 8,90 metros.

Leia mais:

Contudo, outro ponto importante é a previsão de intensa chuva no Centro-Oeste do País, onde fica a nascente do Rio Tocantins e pode indicar uma subida mais rápida na região.

O coordenador da Defesa Civil informou que as equipes estão monitorando as áreas de risco da cidade. “Andamos nas periferias da cidade e nas partes mais baixas. Também fomos ao Núcleo São Félix e Cidade Nova. Estive presente com o pessoal do campo Del Cobra, no Santa Rosa, que é uma área que alaga antes”.

A chuva da madrugada de segunda-feira foi de quase 117 milímetros e contribuiu para a subida do rio. Contudo, Marcos Andrade ressalta que as chuvas atuais impactam principalmente o Rio Itacaiunas, que está em 8,31 metros. (Ana Mangas)