Nesta quarta-feira (24), a régua pluviométrica do Rio Tocantins atingiu a marca de 11,07 metros acima do nível normal, a maior registrada durante o ano de 2021. De acordo com a previsão meteorológica do Climatempo, os próximos 10 dias serão de chuva na região.
Segundo dados do relatório diário sobre a enchente, divulgado pela Defesa Civil de Marabá, 504 famílias já deixaram suas casas por conta das cheias dos rios Itacaiunas e Tocantins. Do total, 262 famílias estão nos abrigos municipais e 242 estão em casas de familiares ou em outros destinos.
Atualmente, oito abrigos estão sendo utilizados para receber essas famílias e, segundo o coordenador da Defesa Civil, Jairo Milhomem, a quantidade de famílias em cada abrigo está sendo controlada, por conta da pandemia no coronavírus.
Leia mais:O abrigo da entrada Velha Marabá é o que conta com o maior número de desabrigados, ao todo, 82 famílias estão no local.
Vale ressaltar que o Exército Brasileiro está auxiliando no transporte das famílias que precisam deixar suas casas e, por isso, é importante fazer o cadastramento junto à Defesa Civil, para receber o auxílio.
De acordo com o relatório, para esta quarta, estão previstas 13 mudanças de famílias. (Ana Mangas)