As fortes chuvas que têm caído na região de Carajás elevaram o nível do Rio Parauapebas, que atingiu a cota de alerta de 11 metros. Com isso, vários bairros localizados em áreas de risco de Parauapebas foram atingidos e diversas famílias estão desabrigadas. No início da semana eram 40 famílias desalojadas e recebendo donativos de acordo com a necessidade, como colchões e cestas básicas.
De acordo com a Defesa Civil do município, com a forte chuva que caiu na noite entre quarta (18) e esta quinta (19) o problema se agravou. Durante toda a manhã e no início da tarde as equipes da Defesa Civil estão fazendo a retirada de famílias que tiveram a casa invadida pela água ou correm risco de inundação.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal (Condec), Jales Santos, as famílias que não têm para onde ir estão sendo levadas para o abrigo montado pela prefeitura no Bairro Jardim Canadá. Por conta da chuva forte, muitos bairros tiveram pontos de alagamento e isso causou danos em muitas casas, que foram inundadas pela enxurrada.
Leia mais:Até o momento, a Condec ainda não tem o levantamento total do número de famílias que precisou abandonar as casas por conta da enchente e por risco de alagamento pela água da chuva. Segundo Jales, no final da tarde será feito um levantamento e emitindo um boletim informativo sobre a situação em Parauapebas.
O coordenador destaca que elevação do nível do Rio Parauapebas é em decorrência do aumento do volume de chuvas nas suas cabeceiras e nos principais afluentes. Além disso, o aumento do volume do Rio Itacaiunas também está contribuindo para agravar a enchente na Capital do Minério.
Questionado sobre quais medidas serão tomadas por conta da pandemia do coronavírus, medidas serão tomadas para prevenção do vírus nos abrigos, já que terá grande aglomeração de pessoas. Segundo Jales, ainda não tem definido as medidas a serem tomadas, mas isso está sendo discutido com a Secretaria Municipal de Saúde. (Tina Santos)