Mesmo sem nenhum caso confirmado, a Prefeitura de Rio Maria, no sul do Pará, suspendeu nesta segunda-feira, 16, as aulas da rede municipal de ensino por conta de uma suspeita da circulação do coronavírus na cidade. É que duas pessoas que chegaram recentemente dos Estados Unidos deram entrada ontem, domingo, 15, no Hospital Municipal da cidade com suspeita da doença.
O caso foi comunicado ao prefeito da cidade, Paulo Barros, o Paulinho, que determinou a suspensão das aulas até a conclusão dos exames feitos nas duas pessoas.
Em um vídeo de quase três minutos, que teria sido gravado na noite de domingo, o prefeito Paulinho faz um alarde sobre os dois casos e indica que um médico do hospital de seu município, de prenome Tales, estaria suspeitando que os dois pacientes estariam com a doença. Informou que ligou para a Regional de Saúde da Sespa em Conceição do Araguaia, e notificou informalmente sobre o caso. Avisou que a família das duas pessoas está em quarentena e sendo monitorada. A coleta do material teria sido feito na noite de domingo mesmo e encaminhado para Marabá, para daqui seguir para o Instituto Evandro Chagas, onde deverá ser avaliado se testam positivo, ou não, para o coronavírus.
Leia mais:A Reportagem do Correio pediu informações para a Assessoria de Comunicação da Sespa para saber se esses dois casos de Rio Maria estão sendo considerados suspeitos e faz acompanhamento. Até a publicação desta matéria não houve resposta.
A despeito disso, a Reportagem teve acesso a prints de conversa que seria de um grupo da Sespa, em Belém, em que os coordenadores de imunização ficaram revoltados com a falta de informação que só tiveram por meio do vídeo do prefeito, sem que o 12º Centro Regional de Saúde, em Conceição, tenha informado sobre esses dois casos. (Tina Santos)