Correio de Carajás

Rinha de 84 galos é fechada pela Polícia Civil em Bom Jesus do Tocantins

Um total de 84 animais presos foram apreendidos na fazenda denunciada Foto: Divulgação/PC
Por: Milla Andrade com informações da PC

A Polícia Civil desarticulou uma rinha de galos na tarde de quinta-feira (12) em uma fazenda localizada a cerca de 11 quilômetros da área urbana de Bom Jesus do Tocantins, em fazenda na Vicinal do Cocal. A ação resultou na apreensão de 84 galos mantidos em situação de maus-tratos. Juciflavio Maciel Rodrigues, e Elias da Silva foram apresentados na delegacia onde prestaram esclarescimentos.

De acordo com a PC, a equipe de policiais recebeu a denúncia de que um crime ambiental estaria ocorrendo em uma fazenda, na Vicinal do Cocal. Com a informação, a equipe solicitou o apoio da Polícia Militar e, também, de um fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No local, foi constatado a prática ilegal. Foram encontradas arenas utilizadas para a briga entre os animais, gaiolas, além de um caderno com anotações que indicavam a organização e os participantes dos combates. Os galos estavam presos e preparados para as disputas.

Leia mais:
Ação integrada foi concluída após uma denúncia que levou ao flagrante

Segundo o boletim, no momento da chegada das viaturas, vários suspeitos correram em direção a um matagal, permanecendo no local o proprietário da fazenda, Juciflavio Maciel Rodrigues, e Elias da Silva Macedo, apontado como um dos participantes da rinha e dono de parte dos animais apreendidos.

Com o fato, Juciflavio e Elias foram conduzidos até a delegacia onde prestaram depoimento. A Polícia Civil não divulgou a medida adotada no caso, que segue sob investigação para responsabilização de outros envolvidos, conforme prevê a legislação ambiental.