Um grupo de apoiadores do presidente Bolsonaro (PL), derrotado na eleição de segundo turno, no domingo, 30, bloquearam as rodovias federais no sul do Pará. Trata-se da BR-155, entre Redenção e Pau D’arco, e BR-158, entre Santana do Araguaia e Redenção. Segundo eles, não há previsão para o desbloqueio da pista.
Além do fechamento dos dois lados da rodovia, os manifestantes, maioria caminhoneiros, queimaram pneus, ocasionando uma enorme nuvem de fumaça no local. Nem mesmo a forte chuva que caiu nos dois trechos interditados no início da tarde de segunda-feira dispersou os manifestantes. Sem apresentar quaisquer provas ou indícios, os envolvidos no protesto alegam “fraudes” na votação que elegeu Lula, que obteve mais de 60 milhões de votos.
Uma fila de veículo se formou nos dois lados da pista, enquanto os manifestantes prometem não desocupar a estrada enquanto não forem “tomadas providências”, sem especificar quais seriam tais medidas. Alguns mais exaltados pedem intervenção militar. A PRF informou que tem adotado todas as providências para o retorno da normalidade do fluxo, com equipes nos locais negociando para liberação das vias. (Delmiro Silva)
Leia mais: